Você já deve ter escutado falar que é importante ficar atento ao Equity nos negócios, mas o que seria esse tal de equity? Esse ativo pode levar ao topo do mundo dos negócios.
O que é Equity?
O termo Equity, original da língua inglesa, se refere à posse. Ou seja, Equity em uma empresa tem relação com todo o patrimônio líquido dela, somado assim às diferenças de todos os ativos e retirando apenas as obrigações legais.
De forma simples, ele é o valor real da sua empresa. Vamos somar todos os bens e todo o dinheiro em conta, o fluxo de caixa, ativos diversos da empresa e subtrair as dívidas. Esse é o valor real de uma empresa.
Melhorar o Equity de uma empresa pode exemplo, é aumentar o valor da empresa. Isso pode ser feito por exemplo, apenas quitando dívidas por exemplo. Trata-se de valor real.
Sendo assim, se você possui equity de uma empresa, passa a ser um dos sócios e ter direito a receber parte dos lucros, conforme sua porcentagem de equity.
Como funciona o Equity?
Existem três modalidades para equity no mercado e aqui você fica sabendo todos os detalhes sobre elas:
Private Equity
Essa modalidade é uma das mais comuns e acontece quando há um investimento direto na empresa, normalmente aquela com maiores chances de lucro.
Vantagem: Nesse tipo de investimento em Equity, o risco acaba sendo muito menor. Além disso, por se tratar de empresas que já estão consolidadas no mercado, esse se torna um atrativo para os investidores.
Home Equity
Nessa modalidade, o investidor assume parcela de um empréstimo, por exemplo. Isso faz com que ele tenha parte naquele imóvel adquirido pela empresa, por meio desse empréstimo.
Vantagem: O investidor participa encontrando juros menores de empréstimo e tem como direito uma porcentagem da propriedade da empresa. Em caso de venda do imóvel ele pode lucrar conforme sua porcentagem de equity. Além da valorização que acontece normalmente do imóvel, quando se trata desse tipo de aquisição.
Brand Equity
Voltado ao marketing da empresa, nesse caso, o Brand Equity, tem os ativos relacionados as ações de marketing que a empresa promove. Sendo assim, a diferença entre o capital que é ofertado para o produto e o valor que for conquistado pela marca é conhecido como Brand Equity.
Em todas essas formas é necessário tomar alguns cuidados importantes, principalmente na hora de investir seu dinheiro.
Vale ver se a empresa é confiável. Para isso, faça uma breve pesquisa de mercado e busque referência com outros investidores.
Onde está o Equity na minha empresa
É preciso ter muita atenção a diversos fatores. Primeiro, qual o enquadramento da sua empresa? Se for Empresário Individual (EI) por exemplo, o patrimônio não é da empresa, é do empresário – as dívidas a empresa também.
Já no caso de uma Eireli, o patrimônio da empresa é da empresa. Claro, ele passará para o empresário, de acordo com a gestão. Mas nesse modelo as coisas já mudam de figura e existe um fortalecimento maior da figura jurídica.
Agora que entendemos isso, fica claro dizer: O equity está na sua empresa. Ou melhor, no patrimônio da sua empresa e no seu caixa.
Por exemplo. Um método para definir o valor de uma empresa, é o EBTIDA (Ou LAJIDA). Você o multiplica por um número de acordo com a solidez do negócio, para saber se é 3, 5 ou 10x o valor do EBTIDA recomendamos consultar um assessor executivo.
Mas seja qual for, esse valor obtido é o seu Equity. Se você busca um sócio por exemplo, e resolve que vai vender a ele 30%, o cálculo para saber o quanto vale esse equity pode ser o seguinte:
Nesse caso, utilizamos como valor da empresa O EBTIDA multiplicado por 4. Simulando o fluxo e caixa e a manutenção do patrimônio por quatro anos. Assim você encontrará o valor real de 30% da sua empresa para apresentar a possíveis sócios.
Qual a forma de investimento no Equity?
Esse formato de investimento se enquadra em renda variável, ou seja, o valor investido vai render conforme for o crescimento e desempenho daquela empresa na qual você optou por colocar seu dinheiro. Sendo assim, o futuro dela é muito importante para que suas ações possam valer mais.
Além disso, por exemplo, caso você compre ações e sua empresa cresça no mercado, consequentemente as ações vão valer mais do que quando comprou. Da mesma forma, o investidor terá a possibilidade de vender essas ações por um valor mais alto do que comprou, o que gera o retorno financeiro.
Vale ressaltar que os diretores da empresa podem decidir, por exemplo, investir o dinheiro do lucro novamente na própria empresa para que ela possa crescer ainda mais, ou distribuí-lo entre os acionistas.
Caso optem pela última situação, um bom exemplo é que se você tem 5% de equity em uma empresa, você poderá receber os 5% relacionados aos dividendos pagos pela mesma.
Por exemplo:
O valor da porcentagem de equity que tenha vai determinar quanto você vai receber se a empresa for vendida, ou em caso de dividendos.
Sendo assim, se tem 5% de equity, receberá essa porcentagem em cima do valor dos lucros distribuídos. Já se a empresa for comprada, também receberá 5% do valor da compra da mesma.
Por isso, mais uma vez vale ressaltar que a pesquisa da empresa na qual você está injetando capital é muito importante, visto que ela pode falir e seu investimento ir por água abaixo.
Fique atento nessa forma de investimento, saiba o motivo agora
Esta é uma forma de investimento que tem sido destaque no mercado financeiro e pode te dar um retorno acima da famosa renda fixa.
Ao contrário da renda fixa, que oferece um retorno de investimentos limitados, na renda variável, a possibilidade de ganhos se torna ilimitada nesse caso. Como falamos anteriormente, vai depender do crescimento da empresa.
Listamos abaixo onde é possível encontrar essa forma de investimento nas empresas
- Em ações ou títulos relacionados a participação societária;
- No setor imobiliário, como são os casos em que os acionistas entram com o empréstimo;
- Relacionado a todo o patrimônio da empresa;
Dicas para começar a comprar Equity
A primeira dica é ficar por dentro de todos os detalhes da empresa que deseja ser um acionista e fazer a famosa pesquisa de mercado para ver como ela está no cenário. Se ela tende a crescer ou não. Assim, terá uma ideia do seu potencial de mercado
Outras dicas são importantes antes de investir seu dinheiro, leve em conta:
- Tempo de atuação da empresa no mercado;
- Busque saber sobre o desempenho da empresa na Bolsa de Valores;
- Encontre quem são os sócios dessa empresa;
Além desses pontos importantíssimos, vale acompanhar o quanto foi o lucro nos últimos anos e ver quanto que foi possível arrecadar por parte dos acionistas.