Com um mundo informatizado e tudo acessível o tempo todo, gerir a sua empresa pode se tornar mais cômodo com um software de gestão financeira. Algumas equipes podem ficar receosas no início, mas os benefícios são enormes.
Na Daexe ganhamos muito tempo por utilizar um software que auxilia na gestão financeira realizando cadastro de fornecedores, colaboradores e automatizando os nossos processos financeiros.
Que tal fazer um raio-x da saúde da sua empresa com um diagnóstico gratuito da Daexe? Agende seu horário com um assessor.
Muitas empresas até utilizam alguns softwares internos, mas com funcionalidades não tão completas. O que acaba por compartimentalizar a geração de indicadores e a própria gestão. Quanto mais fluído, bem definido e centralizado o processo mais fácil mais fácil a compreensão e a tomada de decisões corretas.
Ainda tem dúvidas sobre usar ou não bons softwares? Então preparamos uma lista com 7 razões que nos fizeram aderir a esse tipo de software e que fazem valer cada centavo o investimento nessas soluções.
1. Fluxo de Caixa
A princípio com um software de gestão é possível gerenciar o caixa da sua empresa. Saber o que foi gasto e o que foi recebido. E por consequência mensurar o seu lucro.
Mas isso vai depender do software que você utiliza. Mas o ideal é que utilize um pertinente para suas demandas.
Existem muitos motivos para empreender, mas o que torna tudo possível é o lucro. Uma empresa que vive sem lucro não empreende, faz filantropia ou acumula dívidas. E o pior é que muitas empresas não conhecem sua real situação financeira.
Possuem uma gestão financeira tão inconsistente que vivem no zero ou acumulando dívidas e tomando empréstimos sem saber para onde vai e como vai manter as contas em dia. Um software de gestão é uma ótima forma resolver o problema.
Com a uma gestão automatizada de fluxo de caixa o empreendedor ganha tempo e segurança.
2. Controle e Gestão Financeira
Primeiramente, quanto foi pago a fornecedores na sua empresa no último mês? Salários, contas, dívidas fixas e dívidas extraordinárias? É difícil manter esse controle sem um time profissional na sua empresa.
Mas sem uma ferramenta que impulsione a atuação desse time, a dificuldade continua. Pode até não ser a de documentar, mas a de conseguir absorver um grande volume de informação.
Com um software a gestão é facilitada e o acesso também. É claro que existem diversos no mercado, mas alguns como o que a Daexe recomenda, são muito visuais e permitem realizar o controle de das despesas e receitas de forma completa.
O ideal é que um software te lembre e auxilie no controle de pagamento de fornecedores, emita nota fiscal automaticamente, boletos e seja uma ferramenta de controle para identificar o pagamento dos boletos emitidos e saber os clientes realizaram o pagamento ou não.
Com esse nível de controle é possível identificar de forma rápida os inadimplentes e ter uma atuação rápida para correção do problema.
3. Agilidade na Gestão Financeira
Manter um processo rigidamente manual em uma empresa pode funcionar, mas o tempo que toma é enorme. E os possíveis erros que podem ocorrer deixam muita insegurança no departamento financeiro de qualquer empresa.
Quando a ferramenta base para realizar essa gestão é uma planilha por exemplo, podem ocorrer erros pela simples mudança de computador. Uma versão diferente do programa pode reajustar células, cálculos, layout e gerar erros de compreensão.
Então, a centralização em um software diminui esses erros e cria agilidade. Tornando desnecessário a atualização de códigos, facilitando a revisão de dados e em especial permitindo que operações recorrentes sejam salvas, agendadas e reproduzidas.
Se você precisa emitir boletos e notas fiscais todo mês, não tem problema. O programa vai salvar os dados dos clientes e atualizar apenas as datas., Criando facilidade e segurança para todos os envolvidos no processo.
Tudo isso de forma muito ágil, permitindo que seu departamento financeiro tenha mais tempo para trabalhar com inteligência.
4. Assertividade na Gestão Financeira
Empreender é tomar decisões. Definir a estratégia, a execução e avaliar se tudo foi bem implementado. E no fim de tudo, tomar mais uma decisão: manter a estratégia ou alterar?
Cada vez mais o online ganha espaço e se torna determinante para o sucesso ou fracasso de empresas jovens. E isso demanda agilidade. Conhecer e ser capaz de entender as finanças da própria empresa é fundamental.
Saber quando entra e quanto sai já não é suficiente. Muitas empresas que fecham sabem disso, ou ao menos acham que sabem. É preciso conhecer a funda as suas finanças para conseguir até mesmo remanejar valores para ações estratégias importantes ou emergências.
Com uma gestão completa, de fácil acesso e verificável a tomada de decisões é facilitada. Mesmo que não exista certeza de determinado ponto, a validação no histórico já é um mecanismo importante para agilizar e dar mais assertividade.
5. Automatização
Se você precisa realizar pagamentos recorrentes para o mesmo fornecedor, ou emitir boletos recorrentes para o mesmo cliente, por quê fazer isso manualmente todo mês?
Um bom software pode resolver esse problema com muita facilidade. Você apenas clica para emitir o boleto e envia. Ou seja, você cadastra o fornecedor e o cliente e agenda tudo que precisar.
Dessa forma sua equipe ganha tempo e não precisa perder horas todos os meses fazendo um trabalho repetitivo. Na Daexe economizamos dias de trabalho apenas realizando a automatização do pagamento e emissão dos boletos dos nossos clientes.
6. Disponibilidade
Existem softwares e softwares. Em um mundo cada vez mais conectado e com o espírito workhollic da Daexe, temos preferência por softwares que funcionem 24 horas e podem ser acessados de qualquer dispositivo apenas com os dados de acesso.
Essa é uma vantagem que consideramos importante para a nossa gestão financeira. Em momentos chave isso pode ser o diferencial para tomadas decisão rápida ou para superar momentos de crise como o que vivemos atualmente.
Durante essa pandemia todo o time da Daexe trabalha remotamente e não tivemos perdas de produtividade ou controle operacional. Mesmo a nossa parte administrativa e financeira está de Home Office e produzindo de forma muito proficiente.
7. Relatórios
Para realizar análises de gestão financeira você não precisa solicitar a apresentação do seu gestor com dias de antecedência. Ou levar horas analisando planilhas e realizando cálculos.
A utilização de um bom software vai te entregar os relatórios em poucos cliques de forma rápida e fácil. Facilitando o controle e a gestão a longo a prazo.
Conclusão
Você não precisa de um bom software para ter uma gestão financeira eficiente. Existem várias formas de conseguir isso. Mas a agilidade e redução das chances de erros que um desses promove costuma valer a pena.
Na Daexe temos uma parceria com a Vhsys, uma fintech que faz um controle completo de estoque, fluxo de caixa e possui disponibilidade online e 24 horas. Se você quiser conhecer mais benefícios, acesse a página da nossa parceria!