“A Receita já comunicou 26 mil companhias sobre incoerências flagradas nas declarações de 2012. Além disso, a Receita Federal anunciou a criação da malha fina para pessoa jurídica, que terá como foco as pequenas e médias empresas.
No último dia 23 de fevereiro, o secretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Jung Martins, enviou um comunicado a 26 mil empresas, alertando que a Receita Federal encontrou incoerências nas declarações de 2012.As empresas que estão na malha foram orientadas a consultarem no site da Receita (e-Cac) o extrato lançado apontando essas inconsistências.
Martins disse que a Receita Federal dará 90 dias para que as empresas avaliem os dados e façam a autorregularização por meio de uma retificação na declaração. Após esse período, a Receita Federal pode fiscalizar as empresas a qualquer momento.
“A vantagem para a Receita é que, ao autorizar a regularização, ocorre uma arrecadação espontânea. Para o contribuinte, por sua vez, a vantagem é que, ao haver a autor regularização, não há pagamento de multa, que pode variar de 75% a 225% sobre o valor sonegado”, disse.
“Queremos uma relação de transparência com a pessoa jurídica, principalmente as pequenas e médias”, afirmou. A Receita calcula que os créditos lançados podem somar R$ 7,2 bilhões. Martins garante que a oportunidade de autorregularização não significa um afrouxamento na fiscalização. “Não significa que a fiscalização da Receita virou gatinho”, afirmou.
Fonte: Diário do Comércio