Existem muitas estratégias e fatores que levam ao sucesso e não existe nenhum uma regra exata, muitos fatores influenciam. E claro, cada empresa é uma empresa e vai precisar de estratégias sob medida para enfrentar a concorrência.
Mas existem 7 passos que independente do tamanho do seu negócio vão te ajudar a chegar ao patamar de uma empresa líder do setor ou da região e manter o status.
1. Estratégia de Marketing
Isso é o que vai aumentar suas vendas, aumentar a retenção de clientes e te ajudar a entender melhor a concorrência. É a definição de uma estratégia e a sua execução.
Além de aumentar o número de potenciais clientes, ele será responsável por expandir a presença online e offline da empresa, além de criar e manter a autoridade da marca com clientes, parceiros e o público em geral.
Você pode criar e executar uma estratégia de Marketing sozinho ou contratar empresas como a Daexe para auxiliar no processo de planejamento. Já a execução é um pouco mais complicado: você pode montar um time interno ou contratar agências de publicidade e marketing.
Após a estratégia ter sido definida você saberá quem poderá atender melhor as demandas e estratégias definidas. Mas mesmo que contrate uma agência irá precisar de alguém internamente que entenda de marketing, monitore o contrato, resultados, faça briefings, valide as entregas e faça a ponte entre a agência e o setor de vendas.
2. Benchmarking
É preciso conhecer a concorrência a fundo, mas não reproduzir suas ações. Acompanhe preços e estratégias dentro da sua realidade, mas com um único propósito: estabelecer condições para ofertar produtos e serviços melhores o mais rápido possível.
Se não for para superar o processo e a qualidade da concorrência com preços competitivos que não afetem o crescimento sustentável do seu negócio, não vale perder tempo com análises da concorrência.
Ela deve mostrar tendências, validar as análises e ser importante para definir ações que façam seu negócio prosperar e não assumir o lugar do seu plano de negócios.
3. Gestão Financeira de verdade
Não basta gerir o que entra e sai no caixa. É preciso pensar investimentos, seja nos funcionários ou de outros tipos que gerem retorno econômico direto ou indireto para a empresa.
O Caixa precisa conter recursos a título de investimento para que o negócio alcance a liderança do setor, cidade ou segmento – onde fizer sentido para o seu empreendimento. Você precisa saber como prefere ganhar: a curto ou longo prazo? A longo prazo sempre paga melhor.
Além disso ter suas contas realmente organizadas é um de extrema importância. Dificuldades em gerir e organizar as suas finanças podem gerar crises internas que desajustam todo o ambiente de trabalho de uma empresa.
E as perdas podem ser econômicas, humanas (e econômicas também) gerando um efeito cascata que muitas empresas demoram a superar.
4. Organize seu Negócio
É como a gestão financeira: é preciso estar preparado do começo ao fim do seu processo produtivo. Seus colaboradores precisam de motivação e satisfação com o trabalho. Além de estratégias gerenciais e operar dentro de modelos pertinentes que impulsionam os seus resultados.
Após estabelecer os indicadores chave de performance (KPI) para medir o desempenho será possível medir e prever em quanto tempo a empresa chegará onde quer estar e ter uma visão clara de quais as ações e estratégias precisam ser implementadas para chegar lá.
5. Faça parcerias até com a concorrência
Pode parecer contraproducente, mas essa estratégia tem um potencial muito grande para fortalecer a imagem do seu negócio: faça parcerias com os líderes do seu setor.
Se ocorrer algum evento e for bacana você participar, vá. Não importa se empresas maiores e concorrentes participarão. Em um evento, as empresas são tratadas de forma equivalente.
Ou seja, use isso construir a sua autoridade setorial. E se possível inserir a imagem da sua marca para os consumidores do setor – em especial os da concorrência e que ainda não conhecem seu produto.
Sem contar que embora o empreendedorismo pareça um campo minado de disputa, na verdade, você encontrará muitas oportunidades e pessoas dispostas a ajudar para fomentar a cultura empreendedora ou por pura empatia – alguns a título de investimento, o que também é bom se o negócio for legal.
Então participe de eventos e faça parcerias também com quem não é do setor, desde que seja pertinente. Parcerias bem formatadas e com objetivos claros usualmente são muito saudáveis para qualquer negócio.
6. Execute! Faça acontecer!
Sua equipe pode ter ideias maravilhosas, as reuniões podem ser agradáveis. Sem problemas. Mas se elas não geram resultados, gastar energia com isso é desperdício de tempo.
É preciso produzir, gerar resultados tirar todos os planos do papel. E só voltar a se reunir para avaliar e iniciar as próximas ações.
Reuniões não são uma rotina, mas sim uma ferramenta para alcançar resultados na sua empresa.
7. Clientes
Se você faz tudo que falamos nessa lista, mas não conhece seu cliente temos um problema – e dos grandes. É preciso pensar no seu público-alvo, quem é sua persona (o perfil de cliente ideal) e o que ele espera.
Muita gente produz em função do próprio processo. Foca no que consegue entregar e esquece o cliente e isso é um erro passível de falência. O ideal correto é trabalhar em função do interesse do cliente/consumidor.
Ao ter isso como o centro do seu processo, seja para produtos ou serviços, o valor que você entrega aumenta e aceitação do público também – note, público é quem é cliente e quem não é.
E se der para personalizar os seus serviços, faça. Essa pode ser uma estratégia simples e muito eficiente de marketing.