Se a sua empresa não é uma ONG ou entidade RELIGIOSA, certamente o principal objetivo dela é obter lucro. Para isso, elaboramos quatro dicas simples e diretas para aumentar o seu lucro.
1. Diminuir Custo Operacional.
Custos operacionais são custos que mantém a sua empresa ativa no dia a dia (salário, taxas bancárias, juros de financiamento e antecipação, custo dos boletos, combustível, manutenção, telefone, energia, água, plano de saúde, seguros, alarmes, câmeras de vigilância, cartório, alvará, taxa de iluminação pública, taxa de esgoto, tributos, comissão de vendas, descontos e promoções, brinds, pacote de dados e planos para celular, viagens, transporte, refeições, canetas, tintas de impressora, papel, produtos de limpeza etc). O empresário deve analisar esses custos mensalmente e adotar o seguinte lema: “custo é como ‘unha’ – tem que ser cortada todo mês, se não pode cortar ao menos lixe.”
2.Comprar Barato
Saber comprar é um diferencial competitivo para todos os empresários que visam lucro. Para tal, não se canse de buscar fontes mais baratas para comprar seus produtos ou serviços com boa qualidade. Isso nem sempre é possível, uma vez que os fornecedores também visam lucro. Sendo assim, se a sua empresa é pequena, procure unir-se aos seus concorrentes ou empresas que compram determinado produto ou serviço, a fim de adquirir produtos ou serviços em grande escala. Isso fará qualquer fornecedor baixar o preço.
3.Aumentar o Preço
Parece óbvio, mas não é tão simples assim. O empreendedor deve antes preparar o seu cliente para isso – pesquisar o preço da concorrência e ter uma boa justificativa em que o cliente possa perceber. Essa justificativa não deve ser somente falada; deve ser sentida pelo cliente, como por exemplo melhoria do atendimento e a qualidade do produto ou serviço oferecido.
4.Replicar o Modelo de Negócio
Tudo tem limite – se a sua empresa vem tendo uma média de faturamento constante há um certo tempo e o preço do seu produto não pode ser aumentado por motivos legais ou outros motivos estratégicos, você pode ter atingido a capacidade máxima de faturamento e deve estar diante de um modelo de negócio de sucesso. No entanto, verifique junto a um especialista a possibilidade de replicar o seu negócio em outra cidade, estados ou outro país. Outra vantagem de multiplicar é que você poderá comprar em grande escala e obter menor preço junto ao fornecedor.