Se você é empresário, já deve ter notado a importância de avaliar o quanto de lucro, de despesas e custos o seu negócio está gerando, não é mesmo? Esses indicadores financeiros são essenciais para saber se a sua empresa está no azul, avaliando o bom desempenho das finanças.
Os indicadores mais comuns são os de margem de lucro e faturamento, mas também existem diversos outros que devem ser levados em consideração para garantir a boa saúde financeira da empresa.
Com isso, pensando em te ajudar, trouxemos alguns desses indicadores para que você consiga avaliar os resultados e acompanhar a evolução financeira da empresa.
Acompanhe a seguir alguns desses principais e como eles funcionam.
1 – Receita bruta (faturamento)
A receita bruta, ou faturamento, é um dos indicadores financeiros básicos que toda empresa precisa acompanhar. Ele consiste na soma de todos os valores que foram obtidos a partir do início da venda de produtos ou serviços, ou seja, quanto a empresa ganhou com essas atividades.
Com o faturamento sendo avaliado, é preciso entender mais sobre o desempenho das vendas e quando a empresa consegue gerar caixa.
Além disso, ele também é uma das bases para conseguir calcular os valores dos impostos que a empresa paga. Vamos imaginar que uma loja vendeu 300 peças em um mês. Assim, para ter acesso ao valor total do faturamento, é só multiplicar as quantidades vendidas pelos valores do faturamento.
É importante lembrar que o faturamento é diferente do lucro, pois os custos da empresa não são considerados no cálculo.
2 – Lucro Bruto
O lucro bruto faz referência ao dinheiro que “sobra” das vendas que são feitas depois que todos os custos são pagos.
O lucro é o ganho real que a empresa obtém a partir das suas atividades, que será distribuído entre os sócios do negócio e investido para o seu crescimento. Esse indicador é o faturamento da empresa com os custos variáveis diminuídos.
Esses custos variáveis são aqueles que possuem variação de acordo com o ritmo das vendas, como fornecedores, estoque, quantidade de materiais adquiridos e comissão dos vendedores, por exemplo.
Entenda a fórmula: Lucro bruto = Receita total – Custo relacionados à produção.
3 – Lucro líquido
O lucro líquido é todo o valor que sobre do faturamento que a empresa teve depois que pagou os custos variáveis e os custos fixos.
Os custos fixos são aqueles que não possuem variação, independente do fluxo de vendas, como aluguel, salário dos colaboradores e contas mensais.
Entenda a fórmula: Lucro líquido = Receita total – Custos e despesas totais.
4 – Margem de lucro
A margem de lucro se refere à porcentagem que é adicionada aos custos de um serviço ou produto, determinando quanto a empresa conseguirá lucrar a partir dessas vendas.
Esse é o valor que os empreendedores precisam acrescentar junto ao preço da venda para que consigam realmente ter lucro e crescer com a empresa.
A margem de lucro é representada pelas especificações da margem bruta e da margem líquida.
Entenda a fórmula da margem Bruta:
Margem Bruta = Lucro bruto / Receita líquida x 100
Entenda a fórmula da Margem líquida:
Margem Líquida = Lucro líquido / Receita líquida x 100
5 – Margem de contribuição
Mais um indicador financeiro que você precisa conhecer e acompanhar na sua empresa é a margem de contribuição, que mostra se a organização está gerando receitas suficientes para conseguir cobrir os custos que possui e ainda assim gerar lucro.
A margem de contribuição é diferente da margem de lucro, pois também leva em consideração os custos fixos que a empresa possui, ou seja, a porcentagem representa quanto cada produto contribui para que o negócio possa pagar as despesas essenciais.
Entenda como é feita a fórmula da Margem de Contribuição:
Margem de contribuição = Faturamento – Custos relacionados à produção + Despesas relacionadas à produção.
6 – Capital de giro
O capital de giro é um indicador financeiro que funciona como o combustível de uma empresa, pois sem ele, não tem como manter o negócio em funcionamento.
Ele é uma reserva do caixa que garante que os pagamentos das contas possam ser feitos antes mesmo que os valores das vendas entrem no caixa da empresa.
Entenda como é feita a fórmula do Capital de Giro:
Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante
Agora que você entendeu um pouco mais sobre os indicadores financeiros que deve acompanhar, saiba que podemos te ajudar a estruturá-los de acordo com as necessidades do seu negócio.
Entre em contato conosco para saber mais.

Profissional com mais de 16 anos de experiência em marketing estratégico, especializado em gestão de projetos e transformação digital. Líder experiente em implementação de soluções Bitrix24, otimização de campanhas de mídia social e desenvolvimento de estratégias de SEO. Formado em Publicidade e Propaganda, com certificação em Inovação e Transformação Digital. Apaixonado por tecnologia e constantemente buscando novas formas de impulsionar o crescimento dos negócios através do marketing digital.
Sempre em busca de crescimento no mercado de administração e negócios, aplico minha expertise para desenvolver estratégias inovadoras que impulsionam resultados mensuráveis para nossos clientes.
Nas horas vagas, compartilho insights sobre as últimas tendências em marketing digital e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento contínuo da comunidade profissional.