Se você fosse forçado a parar de trabalhar hoje, seja para tratar uma doença ou por uma fatalidade que te levasse a vida, o que aconteceria com a seu negocio ? Este é o tipo de pergunta que todos nós passamos longe de fazer a nós mesmos. Criamos a ilusão de que somos eternos e super-heróis. Mas, independentemente de qual seja o motivo, uma hora, mais cedo ou mais tarde, todos nós teremos de parar e alguém terá de nos substituir nas nossas atribuições, concorda?!
Por isso, temos aprendido que o maior ato de liderança é o que se passa na sua ausência. Se tudo o que você trabalhou para conquistar e construir na vida morrer com você, significa que você fracassou. Os maiores líderes da história da humanidade possuem justamente esta marca: eles prepararam sucessores. Tomemos como exemplos Jesus Cristo, Maomé ou Buda. Já se passaram séculos desde a sua existência e, em qualquer canto do mundo, podemos encontrar seus seguidores. Por isso, preste atenção nas afirmativas que apresentamos a seguir: Essas mudanças ajudam a conectar melhor as ideias e a fluidez do texto, além de introduzir os exemplos de uma maneira mais suave e coesa.
Grandes líderes investem em pessoas
O verdadeiro líder é visionário. Não reduz a sua visão a construir grandes estruturas materiais e patrimônios físicos, porque sabe que todo este esforço pode ir por água abaixo se não houver gente capacidade para preservar e multiplicar seus feitos. Seu legado não está em templos, programas ou projetos. O seu legado está nas pessoas.
Grandes líderes identificam seus potenciais sucessores
Grandes líderes procuram se cercar de potenciais sucessores e fazem de uma de suas metas de vida identificar aqueles que têm vocação para levar adiante o sonho pelo qual tanto batalharam.O verdadeiro líder não só identifica seus sucessores, mas passa a ser o mentor dos mesmos. Ele os treina cuidadosamente, os prepara para os desafios e trabalha arduamente para ter o máximo de certeza de que, na sua ausência, tudo vai correr bem no negocio.
Grandes líderes acreditam que sua ausência proporcionará crescimento aos seus sucessores.
O grande líder procura testar as consequências de sua ausência no negócio, propositalmente. Ele sabe que, em sua ausência, há mais espaço para o amadurecimento daqueles que o substituirão. Além disso, sabiamente, ele se retira em momentos estratégicos para testar a capacidade e despertar a criatividade de sua equipe. Além disso, ele acredita que a sua ausência gera a oportunidade de desenvolvimento para outros, e se sente bem em delegar, em confiar. Por isso, ele tem fé de que seus sucessores poderão fazer muito mais do que ele fez quando o sucederem! Pense nos grandes líderes que você reconhece na história humana. Você concorda que o que trouxe o nome deles até nós foi o fato de eles terem identificado e preparado sucessores para darem seguimento à sua missão? Conte-nos sua opinião, nos comentários abaixo!