Já não é novidade que a falta de pessoas qualificadas para ocupar uma vaga nas empresas vem tirando sono de muitos empresários, empreendedores ou gestores de RH. Não importa o porte da empresa e o nível de conhecimento, habilidade e atitude que um cargo da sua empresa possui. A dificuldade é a mesma para empresa de pequeno, médio ou grande porte e essa dificuldade se agrava mais com o novo perfil dos jovens e um aumento de pessoas que pretendem ser empreendedoras e não ter um chefe.
Para sanar esse problema de uma vez por todas na sua empresa, o empresário deve pensar a curto, médio e longo prazo para seguir as dicas que listamos abaixo:
Em curto prazo
1- Defina e distribua responsabilidades e funções pelos cargos de forma escrita.
A gestão de carreira de funcionários é um ponto chave para que os empresários obtenham os resultados esperados deles e a retenção dos mesmos na sua empresa. Os funcionários têm a cultura de trocar de emprego simplesmente por outro que pague algo a mais. Eles não têm uma visão de longo prazo, ou porque eles não planejam ou a empresa não disponibiliza um plano de cargos e salário para os seus funcionários. É um pouco arriscado trocar uma proposta com salários e benefícios que terei em um prazo definido, com critérios que me farão alcançar já definidos, inclusive com contrato assinado por uma proposta de um salário maior e sem um plano de carreira, vocês concordam?
Ao elaborar o plano de carreira, se não for por meio de uma assessoria especializada, leve em conta a importância da definição das responsabilidades para cada cargo da empresa e delimite de forma bem clara o nível de autonomia de cada profissional. Feito isso, procure uma assessoria de empresa de recrutamento e seleção de pessoas para fazer o processo completo de seleção de pessoas para sua empresa.
Em médio prazo
2- Faça parceria com Centro de Ensino da Atividade do seu negócio
Procure na sua região, faculdades e centro de ensino profissional que capacitam pessoas nas áreas que o seu negócio demanda. Leve em conta que numa parceria, os dois lados ganham. Portanto, ofereça a portunidade de estágios na sua empresa aos melhores alunos, ofereça-se para dar palestras nas áreas em que a sua empresa tem de melhor nestas instituições visando despertar interesse desses profissionais em trabalhar na sua empresa, uma vez que pode ser um meio de divulgação para os que não têm interesse em trabalhar, mas consumir o seu produto ou serviço.
Em longo prazo
3- Crie um Centro de Ensino de Atividade do seu negócio
Para Jack Welch considerado o executivo do século, ou seja, o Michael Jordan, o Michael Jackson, o Pélé, o Papa, o Einstein do mundo corporativo, o melhor indicador do RH é a quantidadade de lideres ou pessoas que podem substituir os atuais na sua empresa.
Caso não possua centro de ensino da atividade do seu negócio na sua região ou seu país, por seu negócio ser muito inovador, por exemplo, você pode estar diante de uma oportunidade de negócio. Verifique junto a um especilista para ser assessorado no planejamento de um curso com a metodologia da sua atividade. No inicio, o curso pode ser semestral ou anual, de acordo com a sua disponibilidade, caso seja você que terá que lecionar. O objetivo será produzir profissionais qualificados para o seu negócio, se bem que os melhores terão a chance de serem inclusos na sua equipe. Com ajuda de uma assessoria procure patentear a sua metodologia para não ser replicada pelos alunos ou pela concorrência, ao menos que você receba royalities por isso.