Todas as empresas devem ser mais inovadoras para se destacarem das concorrentes no mercado a que pertencem. Inovar é a regra para sair na frente e conseguir mais e mais clientes. Muitas destas empresas têm gestores de inovação que, muitas vezes, não sabem por onde começar. E para que nada fique perdido ou sem um foco a seguir, listamos aqui algumas dicas que cada gestor de inovação deve saber sobre sua empresa.
A inovação é um processo contínuo
Não pense que a inovação é um evento anual que se realiza ou se resolve com alguns workshops. Para uma empresa ser realmente inovadora, ela deve encarar isso como um processo contínuo. Os processos aos quais a inovação será integrada deverão ser, paulatinamente, incorporados à rotina da empresa, para que dessa forma, as mudanças passem a fazer parte do cotidiano daquele colaborador e ele se adeque melhor a elas.
Atribuir um orçamento para a inovação
Para inovar verdadeiramente, é necessário investir muito tempo e algum capital. Porém, é preciso definir com antecedência qual parte da empresa mais necessita de inovação, quantos projetos de melhoria serão implantados, e como projetos de inovação poderão ser financiados pela organização.
Envolva toda a empresa no processo
Toda a empresa — especialmente aqueles colaboradores que estão mais próximos do cliente — precisam ajudar e estar prontos para participar do processo de inovação.Você precisa definir desafios apropriados para a inovação da estratégia da empresa que sejam compreensíveis e escaláveis para todos. Se você não alinhar os desafios da inovação com os objetivos estratégicos, a gestão vai ser a primeira a barrar as ideias que você captura. Participar de inovação não pode ser uma atividade de rotina. A inovação deve ser uma experiência agradável para a pessoa que participa dela, motivando todos a aderirem ao processo também.
Inovação é pensar sobre o cliente
Interno ou externo, há sempre um cliente que gostará ou não de nossas ideias, e ele vai decidir se as nossas inovações são válidas ou não. Gestores devem integrar os clientes no processo de inovação. Não vá à procura de ideias, procure soluções para os desafios específicos que você já vivencia dentro da empresa. Busque soluções para adversidades enfrentadas em sua própria rotina de trabalho.
A comunicação é fundamental
Você precisa de motivação, atitude e participação. Mas sem comunicação isso não virá. Formação, apresentações de desafios da inovação, oficinas de criatividade, de discussão, comunidades de inovações internas, grupos de trabalho: essas são algumas das ferramentas básicas para comunicar os objetivos da inovação para todos os envolvidos. Além disso, é preciso receber feedbacks. Essa comunicação é uma das mais importantes de todo o processo, pois pessoas diferentes vivenciam os fatos de forma singular, e dessa forma são capazes de reportarem opiniões e conceitos diferentes que implementarão ainda mais os processos de inovação.
E então? Ficou com alguma dúvida sobre inovação? Então deixe seu comentário e participe de nossa conversa. E se você quiser continuar lendo sobre tudo o que você precisa saber como responsável pela inovação, não se esqueça de dar uma olhada no nosso blog!

Profissional com mais de 16 anos de experiência em marketing estratégico, especializado em gestão de projetos e transformação digital. Líder experiente em implementação de soluções Bitrix24, otimização de campanhas de mídia social e desenvolvimento de estratégias de SEO. Formado em Publicidade e Propaganda, com certificação em Inovação e Transformação Digital. Apaixonado por tecnologia e constantemente buscando novas formas de impulsionar o crescimento dos negócios através do marketing digital.
Sempre em busca de crescimento no mercado de administração e negócios, aplico minha expertise para desenvolver estratégias inovadoras que impulsionam resultados mensuráveis para nossos clientes.
Nas horas vagas, compartilho insights sobre as últimas tendências em marketing digital e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento contínuo da comunidade profissional.