Balanced Scorecard (BSC) ou Indicadores Balanceados de Desempenho, em tradução livre, é uma ferramenta utilizada para a gestão estratégica em empresas.
Sua aplicação se dá especialmente para a mensuração do desempenho, o que ocorre através da análise dos objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
O acompanhamento deve ser realizado no longo prazo, servindo para avaliar se as metas estão sendo concretizadas de acordo com o esperado.
Também é útil para fazer ajustes conforme o necessário para melhorar os lucros.
Resumidamente, o Balanced Scorecard é um método que torna possível ao gestor traçar as estratégias certas para conseguir alcançar os objetivos previamente definidos.
Como veremos em seguida, isso depende de uma abordagem em quatro perspectivas.
Mas para que funcione, não apenas os líderes da organização precisam conhecer e compreender a ferramenta, como também todos os seus colaboradores.
Conceito do BSC
Medir o desempenho da empresa através de indicadores.
O conceito por trás do Balanced Scorecard surgiu pela primeira vez na Harvard Business School, famosa instituição de ensino norte-americana.
Em meados dos anos 90, eles decidiram inovar a maneira com as empresas definem seus objetivos e medem seu desempenho.
Foi então que apresentaram o Balanced Scorecard.
Eles partiram da premissa que as empresas mediam seu desempenho apenas com base na questão financeira, restringindo sua avaliação a verificar se o lucro aumentava ou se os custos diminuíram.
Então, o conceito BSC desafiou a tradicional abordagem com foco único no faturamento e no mercado.
Kaplan e Norton observaram que, ao examinar apenas os resultados financeiros do negócio, se tornava impossível fornecer o quadro completo de seu desempenho geral.
Afinal, uma empresa era muito mais do que aquilo e existem vários outros fatores em jogo que influenciam no desempenho dela.
Como resposta a esse problema, eles propuseram que as organizações considerassem esses vários outros aspectos, a fim de obter uma visão mais balanceada.
Outro ponto importante observado foi que um dos principais objetivos gerais das empresas apontava para o sucesso financeiro.
Então, eles sugeriram que elas perguntassem o que estavam fazendo muito bem, da perspectiva do cliente, e avaliassem o que deviam fazer internamente para atender às necessidades e expectativas desse cliente.
Por consequência, ao buscar as respostas, as empresas estariam considerando seu desempenho já a partir de outras perspectivas – no caso, financeira, interna e do cliente.
Dessa forma, as empresas conseguiriam definir, naturalmente, o que é mais importante a ser feito para alcançar o objetivo geral do sucesso financeiro e, então, desenvolver medidas para acompanhar se estava tudo indo bem.
Por fim, a análise conjunta de todas essas perspectivas tornou-se o que conhecemos hoje como o Balanced Scorecard.
Benefícios do BSC
O BSC se aplica para praticamente todo tipo de negócio, e tem uma série de benefícios, vamos conhecer os principais:
Melhor planejamento estratégico
O BSC é uma maneira lógica e estruturada de ajudar os gestores a garantir que todas as áreas da organização sejam abordadas de maneira fácil de entender.
Geralmente, esse modelo é visualizado em um Mapa Estratégico.
Isso facilita a identificação das relações de causa e efeito entre os diferentes objetivos estratégicos, além de melhorar a comunicação das táticas a serem adotadas.
Essa estrutura ajuda a manter seus objetivos no centro, usa indicadores específicos para monitorar o desempenho e segue iniciativas para acompanhar as ações.
Melhor comunicação e execução da estratégia
Nesse contexto, o mapa de estratégia é uma ajuda visual simples e fácil de entender, usada para alinhar todos os departamentos com o objetivo maior de atingir metas do negócio.
Quando implementado corretamente, o BSC ajuda os colaboradores a identificar os principais objetivos.
Também permite que eles entendam melhor os elementos estratégicos que precisam ser trabalhados e como os objetivos afetam uns aos outros.
Alinhamento entre os departamentos
Para executar bem um projeto ou plano de marketing, as empresas precisam garantir que todos os departamentos estejam trabalhando para os mesmos objetivos, não concorda?
O Balanced Scorecard facilita esse processo de alinhar todos os departamentos.
Afinal, ele acaba vinculando em cada um o objetivo estratégico às iniciativas que devem ser adotadas.
Melhor gestão da informação
O BSC ainda ajuda as empresas a criarem KPIs (Indicadores-chave de Desempenho) para seus diversos objetivos estratégicos.
Isso serve como um auxílio para elas evitarem perda de tempo e dinheiro.
Também possibilita que o foco fique apenas no que realmente seja relevante ser medido.
Por consequência, permite que a melhor tomada de decisão possa ser feita.
Componentes do BSC
O método do Balanced Scorecard é composto por quatro componentes principais.
1- Mapa estratégico
É a distribuição dos objetivos estratégicos com relações de causa e efeito entre si, de acordo com as quatro perspectivas: financeiro, mercado, interna e de crescimento e aprendizado.
2- Indicadores
Os indicadores chave de desempenho são responsáveis por identificar, através da medição e acompanhamento, se os objetivos de cada perspectiva estão no caminho certo.
Eles devem ser claros e diretos quanto ao que se quer analisar.
Também precisam ser adequados e coerentes para auxiliar na tomada de decisão sempre que oportuno.
Por fim, é altamente recomendável ter um profissional habilitado para trabalhar com essas informações.
3- Metas
São nada menos que o taxa ou o nível de desempenho esperado para cada um dos indicadores escolhidos.
Contudo, elas não são engessadas.
Podem ser alteradas ao longo do tempo a fim de garantir que os objetivos sejam alcançados.
4- Planos de ação
Como o nome sugere, são as ações e projetos necessários para que as metas estipuladas ao longo do tempo sejam cumpridas.
Se todos esses quatro componentes estiverem funcionando juntos corretamente, um Balanced Scorecard pode transformar uma empresa de verdade.
Essa é uma ferramenta de execução de estratégia tão popular e poderosa porque permite que as organizações descrevam e comuniquem seu plano estratégico de uma maneira muito simples e gráfica, além de monitorar e gerenciar a entrega do plano.
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