Sobretudo, em uma empresa, são diversos os fatores que favorecem para o sucesso do negócio, por isso, é necessário utilizar diversas ferramentas que permitam alcançar esse ponto e mantê-las em desenvolvimento.
Atualmente, a metodologia, chamada de VRIO, pode auxiliar os gestores no processo de avaliação dos recursos da organização e se eles realmente estão sendo bem aplicados. Além disso, esse modelo também permite perceber se as vantagens competitivas realmente serão de longo prazo ou se precisam de melhorias.
Mas, para aplicá-la é necessário compreender melhor sobre o seu funcionamento, então, acompanhe o nosso post para saber mais sobre o assunto.
Afinal, o que é a ferramenta VRIO?
De forma simplificada, o termo VRIO é o conjunto das iniciais: Value, Rareness, Imitability e Organization. Que traduzida para o português, significa: valor, raridade, imitabilidade e por fim, organização.
Assim, muitos gestores utilizam o VRIO para avaliar os seus recursos, sejam humanos, físicos, financeiros ou organizacionais. Desta forma, para conseguirem se tornar mais competitivos, é fundamental que cada recursos possua essas características citadas.
Para isso, é necessário ser realizada uma análise interna, reconhecendo cada um desses pontos, assim, facilita a compressão do que torna a empresa competitiva em relação às outras.
Ou seja, é o que a ferramenta VRIO faz! Com a análise, é possível estabelecer seus pontos fracos e também as suas vantagens competitivas. Desse modo, esse ponto pode ser usado até mesmo no planejamento estratégico, além de ajudar na tomada de decisão.
O VRIO também pode ser separado em algumas partes, as quais são:
Valor
Para estabelecer o valor de um determinado recurso, é necessário realizar as seguintes perguntas:
1. Esses recursos auxiliam a empresa a aproveitar oportunidades?
2. Ajuda a proteger de ameaças do mercado?
3. Ele nos torna mais atrativos para os clientes? Se a resposta for sim, o recurso tem valor!
Raridade
Esse ponto é bastante simples, nesse caso, o recurso é considerado raro quando poucas empresas possuem acesso a ele.
Imitabilidade
Um recurso é considerado raro, enquanto outros não copiam. E se fosse difícil de copiar? As vantagens que esse recurso oferece a sua empresa seriam prolongadas. Por isso, é preciso considerar os fatores como custo, marca registrada e patentes.
Organização
Mesmo com um recursos raro e difícil de imitar, a empresa só alcança o sucesso se tiver organização.
Agora que você já sabe o que é o VRIO, confira abaixo como aplicá-lo.
Como aplicar essa ferramenta
De início, para aplicar essa ferramenta, é necessário estabelecer quais recursos são valiosos, raros e não imitáveis. Após isso, algumas perguntas básicas vão guiar.
– Tem valor? Caso a resposta for sim, é possível fazer a próxima pergunta, senão trata-se de uma desvantagem competitiva.
– É raro? Esse ponto é fundamental, pois, se a empresa não tiver, ela acaba se igualando a todas as outras.
– Difícil de imitar? Se for fácil de imitar, a sua empresa terá uma vantagem a curto prazo, pois, será questão de tempo para que outras empresas a copiem.
– Há organização para explorar? Com uma organização, a empresa consegue aproveitar essa oportunidade e alcançar uma vantagem competitiva.
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