Com avanços tecnológicos na comunicação, foram criados inúmeros outros veículos de comunicação, principalmente os de troca de mensagens instantâneas, simplificando e tornando muito mais barato do que fazer um atendimento internacional, por exemplo. Entretanto, o telefone continua um instrumento determinante nas empresas de todo o mundo. E como conversar por esse aparelho é algo mais pessoal do que a troca de mensagens, precisa-se manter um certo nível de profissionalismo e habilidades que fazem toda a diferença nessa comunicação. Sua postura do outro lado da linha e sua voz podem ser capazes de fazer maravilhas a sua empresa. Quer saber como? Então acompanhe o que preparamos para você no post de hoje.
Mantenha a voz firme e clara
Há vários aspectos a considerar num atendimento telefônico. A principal delas é a voz. Na comunicação por telefone, a voz tem uma importância óbvia e fundamental: seu impacto sobre o cliente é de 85% do efeito total de comunicação. Numa conversa telefônica é importantíssimo a forma como você se comunica com seu interlocutor. A relação com o cliente é eficaz e única numa chamada telefônica. Manter a voz firme, transparecendo segurança no que fala, e clareza com uma boa dicção durante toda a chamada telefônica com o seu cliente é imprescindível para alcançar o objetivo fim daquela ligação.
Transpareça boas características pelo telefone
Outro elemento importante é o estilo pessoal e imagem profissional projetada pela comunicação telefônica: a impressão de que você está oferecendo ao cliente um produto ou serviço da mais alta qualidade e preço acessível, e que é absolutamente adequado para ser consumido, necessita de uma forma adequada, e será fator determinante para o fechamento do negócio.
Seja profissional
O cliente de hoje é exigente, é informado, e sabe que existem agências reguladoras que o protegem contra atendimentos inadequados das empresas. Com tantas más experiências que os clientes vivenciam em atendimentos telefônicos, se sobressaia pela excelência, por isso se concentre no profissionalismo durante a ligação telefônica. Busque dar o melhor para solucionar o problema do cliente ou/e para proporcionar o que ele precisa.
Atenda ao telefone o mais rápido possível
Não devemos deixar o telefone tocar mais de duas vezes, pois isso faz com que o cliente que está chateado procure outra empresa. O atendimento telefônico eficaz demanda dedicação. Se você estiver fazendo outro trabalho deve encerrar e atender a chamada imediatamente.
Alguns outros motivos integram a lista que contribuem para um atendimento telefônico impecável. São quase sutilezas, mas tais fazem completa diferença em um contato com quem quer que seja:
Sorria
Sempre quando atende a uma chamada telefônica, é importante ter um sorriso ao pronunciar sua frase de recepção ou, até mesmo, o seu “bom dia”, pois mesmo que esse gesto não seja visto, o cliente é capaz de sentir um bom humor ou gentiliza na ligação, e isso faz com que todo o processo fique mais leve, flua melhor.
Não desfoque durante a ligação
É comum acharmos que, porque não estamos sendo vistos durante a ligação, que está tudo bem em visitar um site aleatório ou trocar mensagem enquanto conversamos. Porém não. Assim como o sorriso, o cliente sabe notar quando o atendente não está integralmente dedicado àquele instante. Portanto mantenha o foco e o profissionalismo na função.
É muito importante saber a maneira correta de atender uma chamada e deixar uma boa impressão do cliente sobre a empresa. Um atendimento telefônico impecável fará com que o cliente se sinta confortável para entrar novamente em contato com a sua empresa, fechar futuros negócios e até indicar o seu bom serviço para outros. E você? Ficou com alguma dúvida sobre como o atendimento telefônico eficaz pode ser eficiente para a sua empresa? Então deixe o seu comentário e participe da conversa.