Como ter um atendimento telefônico impecável na sua empresa

Atendimento ao cliente

Com avanços tecnológicos na comunicação, foram criados inúmeros outros veículos de comunicação, principalmente os de troca de mensagens instantâneas, simplificando e tornando muito mais barato do que fazer um atendimento internacional, por exemplo. Entretanto, o telefone continua um instrumento determinante nas empresas de todo o mundo. E como conversar por esse aparelho é algo mais pessoal do que a troca de mensagens, precisa-se manter um certo nível de profissionalismo e habilidades que fazem toda a diferença nessa comunicação. Sua postura do outro lado da linha e sua voz podem ser capazes de fazer maravilhas a sua empresa. Quer saber como? Então acompanhe o que preparamos para você no post de hoje.

Mantenha a voz firme e clara

Há vários aspectos a considerar num atendimento telefônico. A principal delas é a voz. Na comunicação por telefone, a voz tem uma importância óbvia e fundamental: seu impacto sobre o cliente é de 85% do efeito total de comunicação. Numa conversa telefônica é importantíssimo a forma como você se comunica com seu interlocutor. A relação com o cliente é eficaz e única numa chamada telefônica. Manter a voz firme, transparecendo segurança no que fala, e clareza com uma boa dicção durante toda a chamada telefônica com o seu cliente é imprescindível para alcançar o objetivo fim daquela ligação.

Transpareça boas características pelo telefone

Outro elemento importante é o estilo pessoal e imagem profissional projetada pela comunicação telefônica: a impressão de que você está oferecendo ao cliente um produto ou serviço da mais alta qualidade e preço acessível, e que é absolutamente adequado para ser consumido, necessita de uma forma adequada, e será fator determinante para o fechamento do negócio.
Seja profissional
O cliente de hoje é exigente, é informado, e sabe que existem agências reguladoras que o protegem contra atendimentos inadequados das empresas. Com tantas más experiências que os clientes vivenciam em atendimentos telefônicos, se sobressaia pela excelência, por isso se concentre no profissionalismo durante a ligação telefônica. Busque dar o melhor para solucionar o problema do cliente ou/e para proporcionar o que ele precisa.

Atenda ao telefone o mais rápido possível

Não devemos deixar o telefone tocar mais de duas vezes, pois isso faz com que o cliente que está chateado procure outra empresa. O atendimento telefônico eficaz demanda dedicação. Se você estiver fazendo outro trabalho deve encerrar e atender a chamada imediatamente.
Alguns outros motivos integram a lista que contribuem para um atendimento telefônico impecável. São quase sutilezas, mas tais fazem completa diferença em um contato com quem quer que seja:

Sorria

Sempre quando atende a uma chamada telefônica, é importante ter um sorriso ao pronunciar sua frase de recepção ou, até mesmo, o seu “bom dia”, pois mesmo que esse gesto não seja visto, o cliente é capaz de sentir um bom humor ou gentiliza na ligação, e isso faz com que todo o processo fique mais leve, flua melhor.

Não desfoque durante a ligação

É comum acharmos que, porque não estamos sendo vistos durante a ligação, que está tudo bem em visitar um site aleatório ou trocar mensagem enquanto conversamos. Porém não. Assim como o sorriso, o cliente sabe notar quando o atendente não está integralmente dedicado àquele instante. Portanto mantenha o foco e o profissionalismo na função.

É muito importante saber a maneira correta de atender uma chamada e deixar uma boa impressão do cliente sobre a empresa. Um atendimento telefônico impecável fará com que o cliente se sinta confortável para entrar novamente em contato com a sua empresa, fechar futuros negócios e até indicar o seu bom serviço para outros. E você? Ficou com alguma dúvida sobre como o atendimento telefônico eficaz pode ser eficiente para a sua empresa? Então deixe o seu comentário e participe da conversa.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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