Durante os anos 1980, o planejamento estratégico sofreu um período de declínio, e ascenderam novos modelos de gestão, como os programas de qualidade total, de reengenharia e de seis sigma, e a preocupação com a estratégia ficou relegada a um segundo plano. Como demonstra o professor e consultor empresarial Emilio Herrero Filho em seu livro “Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica: uma abordagem prática”, uma pesquisa realizada pela Harvard Business School, liderada pelo professor Nitin Nohria, foi um dos grandes marcos da recuperação do valor atribuído à ESTRATÉGIA para o sucesso das organizações.
A pesquisa, nomeada Projeto Evergreen, foi realizada a partir do acompanhamento de 160 grandes empresas norte-americanas, entre 1986 e 2001, e mostrou a gestão estratégica como fator mais relevante para o sucesso das mesmas. Segundo estes estudos, a gestão estratégica estaria associada aos seguintes princípios:
a) A construção da estratégia em torno de uma clara proposta de valor para o cliente;
b) O desenvolvimento de uma estratégia de fora para dentro, ou seja, que tivesse como ponto de partida as necessidades e expectativas dos clientes, investidores e acionistas;
c) Foco permanente de toda a organização ao alinhamento da estratégia às mudanças do mercado;
d) Uma comunicação clara da estratégia no ambiente interno das empresas, para os clientes e para os demais stakeholders;
e) Foco no crescimento do principal negócio da organização e cuidado com distrações com o que não é familiar.
Para Emilio Herrero, um dos motivos que explicam a grande adesão à metodologia Balanced Scorecard (BSC) na atualidade é justamente seu total alinhamento a estes princípios mencionados pelo Projeto Evergreen. Para o BSC, o ponto de maior relevância para o sucesso das instituições está na definição clara da grande estratégia da empresa e na habilidade de comunicar esta estratégia insistentemente a clientes, funcionários e acionistas. Certamente, ter a ESTRATÉGIA como centro das atenções é um dos grandes motivos que fazem do BSC uma das metodologias de gestão estratégica mais visadas pelas grandes corporações na atualidade.
Você já tinha ouvido falar em BSC?
Te convidamos a conhecer um pouco mais desta nova ferramenta de gestão em outros artigos do nosso blog.
Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com seu Assessor Executivo do DAEXE. Teremos enorme satisfação em atendê-lo!

Profissional com mais de 16 anos de experiência em marketing estratégico, especializado em gestão de projetos e transformação digital. Líder experiente em implementação de soluções Bitrix24, otimização de campanhas de mídia social e desenvolvimento de estratégias de SEO. Formado em Publicidade e Propaganda, com certificação em Inovação e Transformação Digital. Apaixonado por tecnologia e constantemente buscando novas formas de impulsionar o crescimento dos negócios através do marketing digital.
Sempre em busca de crescimento no mercado de administração e negócios, aplico minha expertise para desenvolver estratégias inovadoras que impulsionam resultados mensuráveis para nossos clientes.
Nas horas vagas, compartilho insights sobre as últimas tendências em marketing digital e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento contínuo da comunidade profissional.