Ano vai, ano vem, e um mesmo erro se repete por parte de muitas empresas: definir objetivos e metas estratégicas única e exclusivamente financeiras. De fato, é comum as empresas traçarem seu objetivo financeiro para o próximo ano, usando como base os dados contábeis e o faturamento do exercício anterior. Mas veja bem, tomar decisões estratégicas levando em consideração apenas os dados contábeis do seu empreendimento pode ser uma ação traiçoeira. É por isto que neste artigo, te convidamos a refletir sobre se você não está caindo na mesma armadilha de muitos empresários: planejar de costas para o futuro!
Falta de um planejamento estratégico balanceado
Uma empresa pode funcionar muito bem, do ponto de vista financeiro, ter boas relações com os clientes e contar com excelentes processos, mas se suas concorrentes no mercado possuírem as mesmas vantagens e definirem os mesmo objetivos financeiros, o que fará com que uma deslanche em relação à outra?
Olhando para os dados que já temos sobre estas empresas (seu passado), elas estão quites. Mas quando o futuro está em perspectivas, podemos dizer que é o modo de executar o que foi planejado que trará um resultado diferente para uma e para outra. A execução com perfeição das estratégias depende de um Planejamento Estratégico balanceado, ou seja, em que o desempenho financeiro desejado não seja um fim em si mesmo, mas uma meta principal a partir da qual se desdobrarão metas e objetivos para as demais áreas da empresa: clientes, processos, aprendizado e inovação.
Falta de indicadores de desempenho não financeiros
É normal olharmos o faturamento de uma empresa para dizer se ela vai bem ou não, porém, mais uma vez estamos olhando para o passado ou para um futuro de curtíssimo prazo. Indicadores financeiros, infelizmente, tem esta limitação: nada garante que uma empresa com bom faturamento hoje manterá sua posição no mercado amanhã. Foram estas limitações que inspiraram a criação da metodologia de gestão estratégica Balanced Scorecard (BSC), nos anos 1990.
Os professores da universidade de Harvard, Norton e Kaplan, estavam preocupados em pensar como poderiam prever o futuro das empresas, e sabiam que existiam fatores intangíveis que poderiam elevar o valor das empresas no mercado rapidamente. O BSC foi revolucionário por seu foco em definir indicadores de desempenho que conseguem avaliar o progresso dos ativos intangíveis das empresas, como a preferência dos clientes, a desenvoltura da empresa nos processos internos, o investimento em aprendizado dos colaboradores e principalmente, a sua capacidade de inovação.
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Focando no Futuro: Por que o BSC é Crucial
Aqui estão algumas razões pelas quais o Balanced Scorecard pode evitar que as empresas “planejem de costas” para o futuro:
- Perspectiva Holística: O BSC incorpora várias perspectivas (financeira, cliente, processos internos, aprendizado e crescimento), garantindo que todas as áreas cruciais sejam consideradas no planejamento estratégico.
- Balanceamento de Curto e Longo Prazo: Ao integrar objetivos de curto prazo (como lucro atual) com metas de longo prazo (como inovação e desenvolvimento de talentos), o BSC ajuda as empresas a evitar decisões que prejudiquem o futuro em busca de ganhos imediatos.
- Adaptação às Mudanças:, o BSC permite que as organizações ajustem suas estratégias rapidamente, incorporando novas informações e respondendo a mudanças nas condições de mercado.
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