Se você é um gestor de empresas ou mesmo alguém interessado nos estudos da Administração, em algum momento vai ter de se deparar com dois conceitos que às vezes são confundidos. Mas que possuem sensível diferença. São eles “Avaliação de Desempenho” e “Gestão de Desempenho”. Neste artigo, além de diferenciá-los pra você com exemplo palpáveis, mostramos por que é fundamental que a sua empresa desempenhe bem estes dois quesitos, em especial o da Gestão de Desempenho.
Executar uma Avaliação de Desempenho é o mesmo que executar uma análise de algo acabado. Cujo resultado dificilmente pode ser alterado. Um exemplo de fácil entendimento seria o de avaliação de desempenho de um atleta. É somente após a conclusão de uma prova de corrida de 200 metros rasos que é possível avaliar em que lugar o atleta chegou, em quais quesitos falhou e em que momentos não conseguiu aplicar as técnicas que treinou em detalhes (largada, movimentos dos braços, passada, etc.).
É semelhante a uma empresa que analisa seu desempenho econômico no exercício contábil anterior: se foi bem ou mal, se lucrou ou teve prejuízo. Os dados são o que são e cabe pensar o que será feito no próximo exercício para gerir o desempenho de forma que os resultados sejam os desejados.
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A Gestão de Desempenho tem como principal característica a sua natureza preventiva, dado que ela permite que sejam feitas intervenções relevantes antes de alcançar a meta ou objetivo, se for necessário.
Seguindo o mesmo exemplo acima, em que a meta da corrida é 200 metros, após a partida entre o metro 0 e 200. Se o atleta observar que existem adversários a frente, ele terá que fazer um esforço maior, genérico ou específico. Na técnica de respiração, no tamanho da passada, manter a postura reta ou inclinar para frente, melhorar os movimentos dos braços ou seguir ainda outras instruções que o seu técnico lhe diga (sim, os atletas de corrida podem escutar seus técnicos durante a prova, assim como escutam a torcida).
Gestão de desempenho, portanto, é uma participação ativa e consciente na construção do resultado do desempenho. A empresa que busca gerir seu desempenho está atenta, todo o tempo, corrigindo desvios e melhorando a performance, a fim de impactar o resultado final.
Uma analogia que acreditamos explicar a diferença entre os dois conceitos é a da direção de um carro. Avaliar o Desempenho é avaliar um momento passado, que não se pode alterar. Neste modelo, avaliar o desempenho seria semelhante a dirigir um carro em uma viagem olhando somente o retrovisor. Gerir o Desempenho é como dirigir um carro olhando para frente. O retrovisor não é ignorado, mas o foco está em gerir o presente e estar pronto para o futuro. Realizando intervenções no caminho sempre que se julgar necessário.
Com base nestes conceitos que acabamos de esclarecer, te convidamos a uma reflexão sobre como você tem conduzido a sua empresa. Suas ações são preventivas ou reativas? Está olhando no retrovisor ou pra frente? Compartilhe conosco as suas percepções, nos comentários abaixo.
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