Com advento da administração moderna, o grau de exigência em gestão e desenvolvimento das organizações cresceu e não para de crescer. Em grande parte das empresas no mercado globalizado, a estrutura, métodos ou mesmo abordagens antigas, não estão mais conseguindo proporcionar resultados, ou até mesmo fazerem as empresas sobreviverem. São vários os fatores que levaram a isto, mas dentre eles merece destaque a competitividade e a inovação.
Na administração científica, destaca-se que o empresário e sua equipe dedicam-se demasiadamente às atividades operacionais da empresa. Isso impede que eles possam vislumbrar novas possibilidades. Além disso, dificulta pensar estrategicamente sobre suas ações ou identificar possíveis melhorias alcançáveis.
Isto não se restringe apenas às grandes empresas. Na verdade, nas empresas menores, devido à exigência de maior envolvimento do empresário no operacional, este acaba enfrentando uma restrição ainda maior quanto à busca por melhores oportunidades para o seu negócio.
As empresas começaram a ter dificuldade em primeiro lugar descobrir o que precisava ser melhorado, bem como em evidenciar como fazer ou trazer a melhoria. Tendo em vista isto, ao longo dos anos vem sendo desenvolvido um profissional cuja sua missão e dever é procurar e implementar as melhorias necessárias às empresas.
Para tanto, se desenvolveram diversos modelos de consultoria, dentre eles merecem destaque:
ALOCAÇÃO DE RECURSOS
Exercida por um profissional com muita experiência e conhecimento em uma determinada área, para a resolução de um problema pontual e específico.
Ex.: Recrutamento de pessoas
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Cria-se um ambiente e condições para o desenvolvimento dos colaboradores sejam capazes de identificar e resolver problemas. A atuação do consultor é feita de maneira indireta sobre a organização.
Os resultados são observados no longo prazo.
APOIO
Possibilita a expressão e compreensão dos sentimentos e tensão que estão envolvidos no processo de consultoria, mas que podem ter interferência nos resultados da resolução do problema.
PESQUISA-AÇÃO
Consiste no envolvimento conjunto do consultor com cliente com intuito de identificar, diagnosticar, agir e avaliar cada fase da consultoria, de forma colaborativa.
1. Cada problema é tratado individualmente
2. Desenvolvimento constante de novas soluções
3. Capacitação e desenvolvimento continuado da organização e dos colaboradores.
PRESCRITIVA
A forma mais antiga e comum de consultoria é o consultor diagnosticar um problema e propor um tratamento ou solução para que o cliente ou o consultor o implemente de forma ativa. Para o sucesso desta intervenção é fundamental a cooperação do empresário e a disponibilização das informações necessárias para a identificação das causas do problemas.
PROCESSO
Parte de uma situação inicial para se alcançar um objetivo especifico. Para tanto utiliza-se e otimiza-se os recursos presentes na organização, assim como incorpora as melhorias necessárias para que seja possível alcançar o sucesso.
Exige grande experiência e competência do consultor. Além disso, o consultor apresenta técnicas e ferramentas de forma que estas sejam entendidas e transferidas para a organização, agregando conhecimento e valor.
DE RISCO – EXITO
Foco na melhoria econômico-financeira da organização por meio da redução e otimização de custos.
Geralmente os resultados são apenas de curto prazo
Toda empresa possui uma realidade particular, sendo para cada situação necessário se refletir qual a melhor forma de se realizar uma consultoria. Vale destacar ainda, que mesmo sendo realizado um excelente trabalho pelo consultor, os resultados e a diferença no que diz respeito a inovação, competitividade ou melhoria, dependerá da empresa, ou seja das pessoas, em especial da sua liderança para assegurar não somente a legitimidade, mas também a incorporação das melhorias.