Antes de mais nada, você sabe o que é inteligência competitiva? E porque é importante para as empresas? Confira e entenda neste artigo que iremos explicar o que é essa inteligência e porque é importante nas empresas.
O que é Inteligência competitiva – IC?
A inteligência competitiva é uma importante ferramenta estratégica que tem como objetivo captar e analisar às necessidades e exigências de mercado o qual a empresa atua.
Em outras palavras, é possível estar ampliando a competitividade da empresa, se preciso for reorienta metas, planejamento, foco, clientes, produtos, entre outros. Sendo que, sua obtenção de dados é voltada principalmente para consumidores, concorrência e também fornecedores.
Embora, muitos são os estudiosos que descrevem a inteligência competitiva como uma área estratégica focada na concorrência, por conta de toda análise feita no segmento. Além disso, por meio dela a empresa estar se antecipando a qualquer exigência que surja no mercado.
Ciclo da IC
- Planejamento – Estudo do problema e as medidas que vem ser tomadas;
- Coleta – Procura das informações necessárias para transformar em dados a serem analisados;
- Análise – Etapa muito importante, pois aqui é aonde geralmente a inteligência deve ser gerada;
- Divulgação – Com a inteligência aprovada é hora da demonstração.
Leia também: Por que pensar em planejamento é pensar no sucesso do seu negócio
Como coletar dados?
Certamente, há diversas formas de se coletar dados, podendo ser aplicadas mais de 80 técnicas, porém este é um serviço minucioso e deve-se tomar bastante cuidado com a coleta e análise. Mais importante, é que utilize técnicas de acordo com o problema imposto.
Primeiramente, a pesquisa de mercado por exemplo, é uma coleta importante para quem deseja vantagem competitiva e assim conhecer a concorrência. Faça busca de mercado, análise benchmarking, pesquise relatórios e dados oficiais, para obter boas e diversa informações.
Pesquisa entre consumidores é um outro exemplo tanto para vantagem competitiva como para a busca de satisfação dos consumidores. Questionários pós-compras, avaliação do serviço, pesquisas online, etc, podem servir para tirar informações importantes.
Big data, esta é uma ferramenta que necessita de profissional especializado, mas que fornece informações diversas com dados estruturados e não estruturados. E que podem ser captados e analisados como histórico da empresa, comportamento do consumidor, índices macroeconômicos, dentre outros.
Dados do Marketing, este também pode ser um aliado para coletar e analisar dados. Advindos do Google Analytics; relatórios e desempenhos de mídias pagas, redes sociais, e-mail marketing, CRM, inbound marketing e outras ferramentas do marketing digital.
Estratégias utilizadas para gerar inteligência Competitiva
Análise Swot – É uma matriz, método para analisar fatores internos e externos importantes para o sucesso da empresa. Praticamente está em todos os planejamentos estratégicos e nas tomadas de decisão.
Cinco forças de Porter – É um quadro o qual possui uma lista de verificação para analisar o nível de competitividade de uma indústria com base no equilíbrio do poder.
Avaliação e estimativa de mercado – Técnica que permite calcular o tamanho do mercado mesmo se não existir estudos publicados. Auxilia em pontos cegos da empresa.
Analise da cadeia de valor – Abordagem sistêmica que analisa sua cadeia de valor identificando onde se pode criar maior valor para o cliente.
Escada de crescimento – Método para mapear possíveis caminhos de crescimento da empresa ao combinar habilidades e opções continuamente. Pode ser utilizada para mapear escadas de concorrentes e ainda como ferramenta de brainstorm
Árvore ROCE – Método simples para comparação e entender as diferenças estruturais.
Estrutura de poder – Método para quem são os tomadores de decisão em situação de poder. Muito utilizado em vendas.
Teoria dos jogos – Modelo que fornece caminho de análise para antecipar movimentos futuros.
Pontos cegos estratégicos – Análise que auxilia a identificar se a equipe ou está propensa a pontos cegos e como corrigir.
Estrutura 3 C – Importante estratégia de marketing formada por um triângulo que corresponde a Companhia, Clientes e Concorrentes.
Veja também: Endomarketing porque importante para as empresas?
Como utilizar a inteligência competitiva na empresa?
- Para Identificar questões relevantes para a empresa
- Na criação das melhores condições de competividade
- No detalhamento de dados e informações
- Nas estratégias existentes e na construção de novas
- Na Elaboração de decisões eficientes
- Para a construção da matriz Swot
- Para gerar valor compartilhado
- Na geração de ações da empresa
- Na estruturação do negócio
Vantagens de se utilizar a IC
- Minimizar surpresas advindas dos concorrentes;
- Identificar oportunidades e ameaças (SWOT);
- Obter conhecimento relevante para formular o planejamento.
- Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência;
- Compreender que tipo de impacto nossas ações estratégicas terão sobre os concorrentes;
- Compreender a repercussão das ações no mercado;
- Rever e realinhar estratégia;
- Garantir meios para uma maior sustentabilidade do negócio.
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Rafaela de Souza Batista
Bacharela em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Redatora e Produtora de Conteúdo para Web. Ama escrever e criar coisas novas. Uma estudiosa sobre o comportamento do consumidor e as novidades da área do marketing.