O que diferencia negócios que, aparentemente, tem o mesmo potencial de sucesso?
Por qual motivo algumas pessoas e empresas se tornam grandes fenômenos e arrastam milhares de pessoas, enquanto outras, às vezes com a mesma capacidade material, não chegam ao mesmo ponto? Essas são perguntas que todos nós já nos fizemos. Mas, segundo o renomado professor de Comunicação Estratégica da Universidade de Columbia, Simon Sinek, estas perguntas podem ser respondidas através de outras 3 perguntas decisivas, que expressam a forma de se comunicar das pessoas e das empresas, e que o professor chama de Ciclo Dourado.
Neste artigo, propomos que você se questione sobre estas três perguntas, seja no âmbito pessoal, seja no âmbito da sua empresa. A terceira delas, segundo Sinek, é a chave para o sucesso. Após este conteúdo, você estará pronto para repensar o seu Planejamento Estratégico. Vamos lá?!
Pergunta 1: O quê (What)
O que você faz? Esta é uma pergunta que, geralmente, qualquer um de nós sabe responder, seja sobre nossa vida, seja sobre o nosso empreendimento. Saber responder esta pergunta não diferencia você ou a sua empresa dos demais. Até este nível de pergunta, que é o mais superficial do ciclo dourado, aparentemente estamos todos parelhos. Se já nesta pergunta você travou, não se preocupe, pois embora pareça a mais básica, esta é na verdade a pergunta menos importante das três que vamos citar.
Pergunta 2: Como (How)
Como você faz? Como você trabalha? Como a sua empresa opera para se diferenciar das demais? Fica claro que estas perguntas tem um grau de profundidade maior. O jeito, a cultura, a forma de executar, dão sofisticação às nossas ações e às ações de nossos empreendimentos. Se você se preocupa com o “como fazer”, já tem a oportunidade de se diferenciar no mercado. “Como” está atrelado à qualidade que você entrega. Pois então, qual a qualidade que você imprime no que você ou no que a sua empresa executam?
Pergunta 3: Por quê (Why)
Esta é, sem dúvida, a pergunta mais importante. Como vimos, praticamente todo mundo sabe o que faz (what). Alguns sabem como fazer (how). Mas poucas pessoas e organizações sabem por que fazem o que fazem (why). Neste ponto, nós estamos falando de motivação, do que se acredita na vida! Segundo Simon Sinek, quando a motivação das empresas e das pessoas é o lucro, a fama, o enriquecimento, elas estão colocando os olhos no ponto errado. Lucro e fama são resultados, consequências. A motivação (why) está em outra esfera, que é capaz de comover e aglutinar pessoas pela mesma causa.
Simon afirma que as pessoas e empresas de maior sucesso na história da humanidade se comunicaram de dentro para fora. Ou seja, primeiro elas mostravam no que acreditavam e o que as inspirava para fazer o que faziam, do jeito que faziam. A célebre frase de Simon é que “as pessoas não compram o que fazemos, mas sim a razão por que fazemos”. O que fazemos é expressão do que acreditamos, e as pessoas que acreditam no mesmo que nós se tornam fiéis seguidoras e propagadoras do que fazemos. Simon aconselha as pessoas e as empresas a atraírem aqueles que acreditam na mesma causa. Sejam funcionários, sejam clientes, sejam pessoas, quando todos estão conectados às mesmas motivações, forma-se um ambiente de propensão ao verdadeiro e duradouro sucesso.
O sucesso, portanto, estaria em inverter a ordem das perguntas, começando pela sua causa. Por que você faz o que faz? Qual a sua motivação? Qual a crença que te faz escolher este caminho, este discurso, este trabalho, esta profissão ou este ramo empresarial?
Nós, do DAEXE, escolhemos trabalhar pela materialização dos sonhos dos empresários porque acreditamos que, desta forma, contribuímos para tornar o mundo mais organizado.