A maioria das empresas enfrenta um mesmo problema de gestão: definir o que precisa ser feito, entretanto planejar e colocar em prática o seu planejamento. Profundamente envolvidos com as atividades do cotidiano operacional da empresa, assim, os gestores acabam por colocar em segundo plano o âmbito estratégico da empresa. Na década de 1990, estudos de Robert Kaplan e David Norton mostraram que a maioria dos executivos dedicava pouco tempo à estratégia: 85% gastavam menos de uma hora por mês discutindo-a. Além disso, 60% das empresas não integravam orçamentos à estratégia, apenas 25% dos gerentes tinham incentivos relacionados à estratégia organizacional, e apenas 5% dos trabalhadores operacionais conheciam a estratégia da empresa.
Kaplan e Norton perceberam que as empresas estavam sendo conduzidas a partir de olhares que remetiam ao seu presente e ao seu passado, mas com pouca dedicação a planejar o futuro. Para solucionar este gargalo que engessava as empresas na elaboração de um planejamento de longo prazo, assim, eles desenvolveram uma ferramenta de Gestão Estratégica conhecida como Balanced Scorecard ou BSC. Neste artigo, mostramos algumas das vantagens que têm tornado este método tão conhecido e amplamente aderido por empresas visionárias, no Brasil e no exterior.
Mapa Estratégico
A empresa implementa o Balanced Scorecard traduzindo a estratégia em um mapa estratégico. O mapa estratégico classifica os objetivos estratégicos da empresa, define metas e indica os indicadores necessários para alcançar cada objetivo. O mapa facilita a saída do papel do planejamento da empresa, permitindo o monitoramento do desempenho de todas as partes envolvidas no desenvolvimento da empresa em direção aos objetivos estratégicos. É possível avaliar periodicamente o processo de implementação e revisar/ajustar as estratégias sempre que identificado algum desvio. Por esta habilidade, o BSC conseguiu preencher a lacuna antes deixada pela grande maioria dos sistemas gerenciais, que é a falta de um processo sistemático para implementar e obter feedback sobre as estratégias utilizadas.
Mobilização integral da empresa em direção à estratégia
A implementação do BSC envolve intensamente todas as partes da empresa. Na organização, conectamos todos os departamentos, setores e colaboradores no mapa estratégico definido. Delegamos tarefas e funções específicas a cada parte, as quais se conectam aos objetivos estratégicos e metas.
Foco na estratégia de longo prazo
O BSC permitiu materializar estratégias de longo prazo nas empresas, sustentadas a partir de um sistema de gestão, comunicação e medição de performance que abrange e inter-relaciona todos os níveis da organização. Este método foi revolucionário por agregar ao indicador financeiro, outros indicadores de gestão de desempenho que conseguem medir ativos intangíveis das empresas, os quais geram valor para a instituição a longo prazo, como seu nível de organização, suas habilidade e competências, sua tecnologia da informação, entre outros atributos intangíveis da empresa que tornam maior o seu valor de mercado a curto, médio e longo prazo.
Faça seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião ou a sua dúvida sobre esta visionária estratégia de gestão empresarial!