Aperfeiçoar a gestão empresarial é um objetivo e movimento contínuo, e que muitas vezes culmina em uma pergunta determinante: qual o melhor modelo de gestão? De fato, as possibilidades de modelo de gestão de multiplicam a cada dia, todos eles com propostas tentadoras que apontam para um caminho de sucesso: BSC (Balanced Scorecard), OKR (Objectives and Key Results), GDP (Gerenciamento de Diretrizes), VBM (Gestão por Valor), MEG (Modelo de Excelência e Gestão, entre tantos outros.
A questão é que não há necessariamente um melhor modelo de gestão. A pergunta do gestor deve ser: “Qual o modelo de gestão ideal para minha empresa?” Escolher depende das características do empreendimento, dos desafios a superar e dos problemas enfrentados. Neste artigo, apontamos 3 armadilhas que prejudicam gestores na escolha do modelo de gestão empresarial para facilitar sua decisão. Vamos conferir.
Armadilha 1: Não definir uma ordem de prioridade sobre os problemas que precisamos combater na gestão empresarial
Para escolher um modelo de gestão mais eficiente para o momento pelo qual sua empresa está passando, você precisa listar as questões que precisam ser resolvidas mais imediatamente. Você precisa primeiramente classificar os problemas, pois assim também poderá classificar as soluções correspondentes.. Isto evita a escolha de uma solução ineficiente e do emprego precipitado dos recursos da empresa.
Armadilha 2: Não se dar conta que terá de acumular mais tarefas
Não adianta fazer um grande investimento na implantação de um novo modelo de gestão sem se dar conta que o mundo não vai parar para esperar a sua empresa entrar no eixo e que você vai ter que gastar uma carga extra de energia e de dedicação até que o processo esteja concluído. O insucesso na implementação de modelos de gestão empresarial muitas vezes se dá neste âmbito. Portanto, prepare a carcaça e o psicológico, vai valer a pena!
Armadilha 3: Não estar aberto a novas ideias e sugestões
Boa parte dos modelos de gestão são genéricos e flexíveis; assim, podem ser adaptados à sua realidade e estilo de gestão. Além disso, modelos de gestão não são receitas fixas, mas princípios flexíveis que devem ser adaptados à realidade da empresa. Esteja aberto, portanto, a sugestões sobre como aplicar esses princípios. Considere também a viabilidade de implementar e administrar múltiplos modelos simultaneamente, uma vez que frequentemente eles se complementam..
Está em dúvida sobre o modelo de gestão ideal para a sua empresa? Entre em contato com a gente ou nos deixe sua dúvida nos comentários abaixo. Os assessores do DAEXE terão enorme prazer em respondê-lo.