Se tudo está mudando tão rápido, qual é o objetivo do planejamento estratégico? Este é um questionamento feito por muitos. Além de ser uma das principais razões que torna a prática pouco difundida na maioria das organizações!
Mas o que muitos gestores ainda não enxergam é que o planejamento estratégico está diretamente relacionado com o sucesso dos negócios. Afinal, só quem olha para o futuro consegue crescer com mais segurança e assertividade.
Depois de ler este artigo, você saberá tudo sobre:
- O que é planejamento estratégico;
- Por que o planejamento estratégico é tão importante;
- Como montar um planejamento estratégico de sucesso.
Portanto, se você quer mudar a realidade da sua empresa e preparar o seu time para enfrentar os próximos desafios com inteligência, continue a leitura!
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é como um raio-X: um processo de descoberta, que envolve do entendimento do propósito e da missão da empresa até a definição do melhor caminho a percorrer para que os objetivos sejam atingidos com maestria.
Sobretudo, planejar-se estrategicamente é ter um plano de ação. Com metas estabelecidas, prazos a serem cumpridos, ações que serão tomadas e o orçamento destinado para cada etapa dessa caminhada.
Todavia, o principal equívoco dos profissionais, talvez, seja prender-se ao pensamento de que o planejamento é coisa de grandes empresas. Isso não passa de um mito! Afinal, saber onde se quer chegar e quais recursos utilizaremos para atingir este objetivo é premissa básica para qualquer organização de sucesso.
Por que pensar no planejamento estratégico do seu negócio?
Independentemente do porte da organização ou do seu segmento de atuação, ter um planejamento estratégico é importante por uma série de razões.
Afinal, são muitos os benefícios associados a um plano de ação bem estabelecido. A maior parte deles está relacionada ao crescimento exponencial do negócio, mesmo em meio a tantos desafios.
Entre os principais estão:
Entendimento do cenário atual
Quando temos uma visão ampla e clara da situação atual do empreendimento, fica fácil analisar todo o cenário da empresa em comparação ao mercado.
Portanto, um bom plano deve considerar as ações da concorrência e sua relação com os consumidores. Só assim será possível listar os objetivos alcançáveis e que estejam de acordo com as estratégias da organização.
Determinar objetivos estratégicos
O planejamento é o ponto de partida para alcançar os objetivos e metas que a empresa almeja para o futuro. Nossa caminhada é muito mais produtiva quando sabemos onde queremos chegar e o que fazer para que isso se concretize.
Maior produtividade
Uma equipe que não conhece seu propósito acaba executando tarefas simplesmente para riscá-las da lista – torna-se um processo mecânico, vazio.
Por outro lado, uma empresa com planejamento estratégico está focada em metas estabelecidas e acordadas com todos os colaboradores envolvidos. Assim, todo o esforço é direcionado para o atingimento delas. Consequentemente, o trabalho é mais focado e cada ação é realizada com um propósito em mente.
Acompanhamento de metas
Já que agora os profissionais sabem quais metas precisam atingir, fica mais fácil acompanhá-las e medir seu desempenho. Além disso, a equipe permanece sempre motivada, trabalhando conjuntamente em prol do mesmo objetivo.
Agilidade nas decisões
Por certo, o planejamento estratégico também ajuda a evitar problemas e antecipar possíveis soluções. Quando existe um plano de ação detalhado, as tomadas de decisão são muito mais ágeis e assertivas – prontamente direcionando a empresa de volta ao caminho do crescimento!
Engajamento da equipe
Nada é misterioso nem obscuro se todos sabem os passos e prazos a serem respeitados até atingir um objetivo comum.
De fato, quando existe transparência na comunicação, delegar tarefas e engajar o time se torna mais prático. Com um planejamento estratégico, cada um está ciente de suas responsabilidades e, consequentemente, da contribuição de sua função para o crescimento do negócio.
Controle de crescimento
O planejamento estratégico permite que toda a organização tenha uma visão do todo. Assim, mantém os processos sob controle e acompanha cada etapa rumo ao crescimento frente à concorrência. Sem dúvidas, é um processo satisfatório do início ao fim, com frutos sendo colhidos durante todo o percurso.
Agora que já vimos quais são as principais vantagens relacionadas à manutenção de um plano estratégico para a organização, chegou a hora de saber como colocar a mão na massa e fazer acontecer!
Como montar um planejamento estratégico
Montar um planejamento estratégico não é das tarefas mais simples. Mas existem algumas dicas que podem auxiliá-lo a organizar as ideias e entender melhor o que não podem faltar durante a elaboração do plano de ação.
Primeiramente devemos considerar que essa é uma jornada com início, meio e fim. Se você deseja avançar com qualidade e inteligência, não pode ignorar etapas ou fazer um trabalho mais ou menos, nem com pressa.
Porém, é indispensável esclarecer todos os pontos: da filosofia da empresa à análise SWOT, da elaboração de um mapa estratégico à definição de metas. Tudo em detalhes!
Mas se precisar de uma ajuda inicial, existe um guia essencial para ajudá-lo a construir seu planejamento estratégico em 40 horas. Nele, você conhecerá todas as etapas – sempre considerando a realidade de empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação.
Além disso, se pudermos deixar uma dica final, diríamos para que você use a tecnologia a seu favor! Softwares especializados como o Scopi funcionam como braço direito dos gestores não só no início do planejamento, mas também durante toda a execução! A ferramenta centraliza tudo em um só lugar, incluindo:
- Análises de cenários internos e externos;
- Acompanhamento de desempenho;
- Gestão de indicadores;
- Fluxos de trabalho;
- Gerenciamento de tarefas e dashboards alimentados em tempo real.
Mas se você ainda não enxerga as vantagens do planejamento estratégico, repense!
Sua organização precisa de um plano de ação claro e objetivo, isto é fato. Resta, agora, estruturar as ideias e planejar os próximos passos. Só assim você terá o diferencial competitivo que deseja!
Afinal, por mais clichê que seja, é como diz o ditado: a direção é mais importante do que a velocidade. Mas não há dúvidas de que ele revela uma grande verdade no mundo dos negócios!
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Este conteúdo foi desenvolvido pelo Scopi, um software de planejamento estratégico que oferece uma visão do todo e de todos. Objetivos estratégicos, metas, ações, projetos, indicadores de sucesso, dashboard, notificações via e-mail e muito mais em um único lugar de forma prática e colaborativa. Para conhecer mais, acesse aqui.