Quando o assunto é organizar sua empresa, vem à mente planejamento, objetivo, metas, entre outras questões. Mas, além disso, deve-se pensar que os setores existentes no negócio também deverão ser organizados, a fim de que busquem alinhamento e que todos entendam o que a empresa deseja alcançar.
Sendo assim, os setores mesmo quando definidos é importante rever suas estratégias, principalmente quando for necessário otimizar os processos e investimentos. Já que com a organização dos setores de uma empresa e a integração das atividades, aumentam as chances de sucesso nos negócios.
Posto isso, vale ainda lembrar que os departamentos mudam de acordo com o tamanho da empresa e o setor que atua, ou seja, são ajustados conforme as características do negócio.
Contudo, outra questão primordial é que cada área da empresa possua setor próprio, pois caso contrário poderá surgir alguns problemas futuramente. Logo, se faz necessário dispor de diversos setores na sua empresa, com a intenção de que todas as áreas sejam bem trabalhadas e principalmente organizadas.
Quais são os principais setores de uma empresa?
Primeiro de tudo, sabemos exatamente quais são os principais setores de uma empresa? Assim sendo, alguns setores são fundamentais nos negócios, por isso partiremos destes para entender melhor como organizar os setores de uma empresa.
Administrativo
Considerado o setor mais importante dentro de uma empresa, o setor administrativo também é um dos menores, porém possui grandes e importantes responsabilidades. Como por exemplo, realizar o planejamento estratégico, administrar funções, coordenar, analisar dados, atribuir tarefas, dentre outros.
Financeiro
O setor financeiro é o responsável por cuidar de todo e qualquer recurso da empresa. É ele que controla as contas e tributos, além do mais, gerencia os planos financeiros e aplicações de riscos.
Dessa forma, é este setor que assegura que a empresa cumpra com todos os seus objetivos financeiros e assim se mantenha operante e competitiva, o qual deve garantir vantagens imediatas e futuras.
Recursos Humanos (RH)
O setor de recursos humanos, famoso RH, trata-se da gestão de pessoas, sendo responsável pelo recrutamento, seleção, contratação, relação e acompanhamento profissional.
É o RH que procura saída quando há conflitos, fiscaliza horários dos colaboradores, controla as horas extras e determina políticas relacionadas à permanência de talentos.
Sendo assim, toda relação entre empregado e empresa é determinada pelo setor de RH, inclusive cabe a eles também incentivar, capacitar e principalmente atuar na melhoria do ambiente e convivência entre as equipes.
Comercial
Já o setor comercial possui como responsabilidades o gerenciamento de vendas, a relação com os clientes e atua também com o marketing da empresa. Por isso, é preciso que neste setor todos conheçam bem o cliente e busque atender suas necessidades.
Como geralmente também atua com o marketing da empresa, o setor comercial deve ainda elaborar estratégias de publicidade da marca, produto ou serviço, estabelecer as melhores formas de vendas, o qual seja apropriado para o público-alvo.
Operacional
Em relação ao setor operacional, é o responsável por gerenciar todo sistema de transformação dos serviços ou produto final.
Em geral, este setor também é quem controla o que entra de matéria prima consumida, além disso, realiza o gerenciamento da utilização e da manutenção de equipamentos e maquinários.
Dessa maneira, é preciso entender que o foco é garantir que tudo ocorra sem imprevisto, e garanta que a empresa tenha grande produção exercendo ainda, o menor custo.
Visto isso, esses são apenas os setores mais importantes e que normalmente existem em qualquer empresa. Pois, dependendo do tamanho da empresa haverá outros departamentos, já que contará com mais atividades no negócio que precisam ser distribuídas para mais pessoas.
Sendo assim, é interessante compreender a responsabilidade de cada setor, porque assim certificará que estejam executando o que lhes compete. É um dos passos essenciais quando o assunto é organizar os setores de uma empresa.
Diante disso, a fim de garantir a organização de cada departamento dentro de uma empresa é preciso responder alguns questionamentos. Só para exemplificar:
O que fazer?
É necessário entender a tarefa que será executada por cada setor, como já mencionado. Assim certificará que estão cumprindo as atividades que lhes competem, sem que haja nenhuma confusão no desenvolvimento das tarefas ou ainda, que as mesmas sejam feitas por departamento inapto a tal função, havendo uma desorganização e atrapalhando todo processo.
Por que fazer?
É imprescindível justificar a importância das atividades executadas. E isso se faz necessário para que entendam que sem essa tarefa, não será possível alcançar o que a empresa deseja.
Como fazer?
Essa questão se trata do projeto que deverá ser realizado para a execução das tarefas que competem a cada setor.
Quem irá fazer?
Primordialmente será necessário identificar quais são os profissionais qualificados que deverão ser os responsáveis diretos pela atividade, considerando os diferentes níveis de atuação. Já que assim cada funcionário irá executar a tarefa que for sua especialidade e assegurar que seja realizada da melhor maneira possível.
Qual a frequência?
É crucial mensurar o período que as atividades serão realizadas, suas metas e prazos. Somente dessa forma terá a garantia que tudo seja entregue conforme o estabelecido.
Custos?
Por fim, é o momento de mensurar os custos, isso é indispensável para ver quais foram os gastos da empresa, e ainda saber qual foi o lucro, com o intuito de organizar as receitas e despesas que o negócio possui.