Muitos empresários se perguntam “Estabilizar os Resultados Operação?”. A resposta dessa pergunta pode gerar mais segurança e previsibilidade para qualquer negócio. E o primeiro é implementar a gestão por indicadores.
Deste modo, suas operações estão alcançando o resultado esperado? E quando não alcançam o que costuma fazer?
Assim, investir em melhorias contínuas com certeza deve ser o primeiro passo a ser dado quando os resultados não são atingidos, uma vez que é preciso estabilizar os resultados das operações.
E para saber se os negócios vão bem ou mal só existe um caminho: indicadores de resultado. Se você não implementar, não é possível gerenciar seu negócio.
Você fica refém das entradas e saídas, mas não controla nada. Não pode prever nada. E vai acabar sem alcançar a liberdade financeira, física e pessoal.
Para facilitar nós respondemos a mesma pergunta por 7 vezes! Cada uma com um elemento diferente para você estabilizar e programar o seu crescimento!
7 respostas para a pergunta: como estabilizar os resultados da minha operação.
A pergunta é simples, mas a resposta não. Ela contempla um conjunto de ações. E para te ajudar a conseguir melhores resultados na hora de construir uma operação e uma receita previsíveis dividimos as respostas.
Esperamos que ao fim você possa prever, se organizar e programar o crescimento do seu negócio de forma saudável e sustentável!
Utilize indicadores para estabilizar os resultados da operação
Certamente, os indicadores estratégicos são um dos maiores aliados quando se o assunto é estabilizar os resultados da operação.
Dado que com essa ferramenta é possível estabelecer metas mensuráveis e quantificáveis a partir de avaliações periódicas, além de identificar como anda seus objetivos em tempo real.
Esses indicadores demonstram os principais gargalos existentes e os pontos de melhoria. Permitindo a criação de planos de ações mais estratégicos.
Com isso há a possibilidade de avaliar os resultados das ações e intervir em possíveis problemas que possam surgir, antes mesmo de impactarem nos resultados.
Conheça seus clientes
É preciso conhecer melhor sobre os seus clientes. Assim você pode se adequar conforme suas exigências, realizando ajustes nos produtos ou serviços quando for pertinente e possível.
O ideal é buscar por mais informações referente aos seus clientes e assim conhecê-los. Como por exemplo, como se comportam, suas dores, o que esperam da empresa, classe social, renda, hobbies, entre outros.
Pesquise sobre seus concorrentes, veja seus diferenciais, como se posicionam e confira quais são as principais tendências e ameaças do mercado.
Ao construir uma relação profunda com eles, é possível implementar estratégias de marketing e captação e mensurar a geração de demanda. Dessa forma você vai estabilizar os resultados da operação.
Capacite os colaboradores
Os colaboradores geram os resultados. Por isso é importante que sejam profissionais competentes, talentosos e capacitados. Em vista disso, investir na equipe é essencial para aprimorar as pessoas estabilizar os resultados da operação da empresa conjuntamente.
Para compreender como deve investir nos colaboradores é relevante executar tarefas que demonstrem a competência de cada um. A partir disso você deve ser capaz de determinar as necessidades conforme seus talentos.
Com colaboradores mais capacitados você aumenta a qualidade dos serviços prestados, o que impacta diretamente nos resultados.
Invista na automação de processos para estabilizar os resultados da operação
Investir em tecnologia é a melhor estratégia quando necessita estabilizar os resultados da operação.
A automatização dos processos internos da empresa otimiza o trabalho geral da equipe, diminuindo o cansaço e os pequenos erros diários.
Dessa maneira, é crucial o investimento em sistemas e softwares que permitam que as atividades e informações fiquem centralizadas em apenas um lugar.
E ainda oferece funcionalidades que automatizam as tarefas operacionais mais burocráticas, por consequência sobra mais tempo livre para os colaboradores se dedicarem a atividades estratégicas.
Conheça sua empresa
Conheça a sua empresa por óticas diferentes. Conversar com colaboradores em diferentes cargos e fomentar a participação e colaboração na melhoria contínua pode criar um ambiente mais acolhedor e ser fator chave para a motivação da equipe.
Muitas boas ideias surgem quando as pessoas se interessam e participam. E dessa forma será possível diagnosticar problemas e gargalos existentes que podem impulsionar a qualidade e a agilidade do trabalho.
Tenha clareza do lugar onde quer chegar no curto, médio e longo prazo. Sempre alinhando os processos internos dos negócios com seus objetivos estratégicos. Conheça seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, identifique suas principais competências e quais precisam ser desenvolvidas.
Plano de ação
Como já mencionado montar um plano de ação é fundamental com o propósito de melhoria dos resultados. Por essa razão, toda ação definida deve ter um responsável e um prazo. Vejamos alguns planos de ações que podem ser desenvolvidas:
Ciclo PDCA
O famoso ciclo PDCA pode colaborar para estabilizar os resultados, já que este é um método que pode ser utilizado para atingir metas. Assim sendo, para que isso aconteça é por meio de dois tipos de metas, os quais possuem caminhos diferentes.
Só para exemplificar:
- Metas para melhorar: como o próprio nome já diz, essa meta tem como foco atingir resultados melhores, com uma mudança definitiva de patamar. Exemplo: reduzir em 8% o custo de produção até dezembro de 2021.
- Metas para manter (padrão): Já essa tem como objetivo estabilizar um resultado. Exemplo: fabricar um produto sempre nas mesmas dimensões especificadas, custo padrão, prazo de entrega padrão, etc.
5W2H
Os 5W2H são 5 Por quês, e 2 como. Trata-se de um método de identificação de possíveis problemas durante as operações. Para entender melhor como funciona, vejamos o exemplo abaixo:
- What (o que será feito?) Descrição da ação a ser implantada (etapas).
- Why (por que será feito?) Razão do desenvolvimento da ação.
- Where (onde será feito?) Local da execução.
- When (quando será feito?) Prazos factíveis para cada execução
- Who (por quem será feito?) Os responsáveis por cada etapa/tarefa.
Os 2H:
- How (como será feito?) Procedimentos para o desenvolvimento da ação.
- How much (quanto vai custar?) O custo da para implantar a ação.
Como se pode notar utilizamos o exemplo de baixas vendas, entretanto pode ser aplicado nas mais diversas áreas e segmentos.
Enfim, estabilizar os resultados das operações exige muito dos empresários e colaboradores. Com análise do ambiente externo e interno da organização, capacitação da equipe, mensuração dos indicadores, automação dos processos e planos de ação, o cumprimento da tarefa será realizado com total excelência. Logo, com resultados alcançados evitam-se problemas e ainda conta com um diferencial competitivo e vantagens perante seus concorrentes.