Pular para o conteúdo
Quer organizar sua empresa, mas não sabe pode onde começar?Conheça nosso eBook Gratuito

Como estabilizar os resultados da operação da minha empresa?

Muitos empresários se perguntam “Estabilizar os Resultados Operação?”. A resposta dessa pergunta pode gerar mais segurança e previsibilidade para qualquer negócio. E o primeiro é implementar a gestão por indicadores.

Deste modo, suas operações estão alcançando o resultado esperado? E quando não alcançam o que costuma fazer?

Assim, investir em melhorias contínuas com certeza deve ser o primeiro passo a ser dado quando os resultados não são atingidos, uma vez que é preciso estabilizar os resultados das operações.

Foto: Aleksandar Little Wolf/Freepik

E para saber se os negócios vão bem ou mal só existe um caminho: indicadores de resultado. Se você não implementar, não é possível gerenciar seu negócio.

Você fica refém das entradas e saídas, mas não controla nada. Não pode prever nada. E vai acabar sem alcançar a liberdade financeira, física e pessoal.

Para facilitar nós respondemos a mesma pergunta por 7 vezes! Cada uma com um elemento diferente para você estabilizar e programar o seu crescimento!

 

 7 respostas para a pergunta: como estabilizar os resultados da minha operação.

A pergunta é simples, mas a resposta não. Ela contempla um conjunto de ações. E para te ajudar a conseguir melhores resultados na hora de construir uma operação e uma receita previsíveis dividimos as respostas.

Esperamos que ao fim você possa prever, se organizar e programar o crescimento do seu negócio de forma saudável e sustentável!

 

Utilize indicadores para estabilizar os resultados da operação

Certamente, os indicadores estratégicos são um dos maiores aliados quando se o assunto é estabilizar os resultados da operação.

Dado que com essa ferramenta é possível estabelecer metas mensuráveis e quantificáveis a partir de avaliações periódicas, além de identificar como anda seus objetivos em tempo real.

Esses indicadores demonstram os principais gargalos existentes e os pontos de melhoria. Permitindo a criação de planos de ações mais estratégicos.

Com isso há a possibilidade de avaliar os resultados das ações e intervir em possíveis problemas que possam surgir, antes mesmo de impactarem nos resultados.

 

Conheça seus clientes

É preciso conhecer melhor sobre os seus clientes. Assim você pode se adequar conforme suas exigências, realizando ajustes nos produtos ou serviços quando for pertinente e possível.

O ideal é buscar por mais informações referente aos seus clientes e assim conhecê-los. Como por exemplo, como se comportam, suas dores, o que esperam da empresa, classe social, renda, hobbies, entre outros.

Pesquise sobre seus concorrentes, veja seus diferenciais, como se posicionam e confira quais são as principais tendências e ameaças do mercado.

Ao construir uma relação profunda com eles, é possível implementar estratégias de marketing e captação e mensurar a geração de demanda. Dessa forma você vai estabilizar os resultados da operação.

 

 

Capacite os colaboradores

Os colaboradores geram os resultados. Por isso é importante que sejam profissionais competentes, talentosos e capacitados. Em vista disso, investir na equipe é essencial para aprimorar as pessoas estabilizar os resultados da operação da empresa conjuntamente.

Para compreender como deve investir nos colaboradores é relevante executar tarefas que demonstrem a competência de cada um. A partir disso você deve ser capaz de determinar as necessidades conforme seus talentos.

Com colaboradores mais capacitados você aumenta a qualidade dos serviços prestados, o que impacta diretamente nos resultados.

 

Invista na automação de processos para estabilizar os resultados da operação

Investir em tecnologia é a melhor estratégia quando necessita estabilizar os resultados da operação.

A automatização dos processos internos da empresa otimiza o trabalho geral da equipe, diminuindo o cansaço e os pequenos erros diários.

Dessa maneira, é crucial o investimento em sistemas e softwares que permitam que as atividades e informações fiquem centralizadas em apenas um lugar.

E ainda oferece funcionalidades que automatizam as tarefas operacionais mais burocráticas, por consequência sobra mais tempo livre para os colaboradores se dedicarem a atividades estratégicas.

 

Conheça sua empresa

Conheça a sua empresa por óticas diferentes. Conversar com colaboradores em diferentes cargos e fomentar a participação e colaboração na melhoria contínua pode criar um ambiente mais acolhedor e ser fator chave para a motivação da equipe.

Muitas boas ideias surgem quando as pessoas se interessam e participam. E dessa forma será possível diagnosticar problemas e gargalos existentes que podem impulsionar a qualidade e a agilidade do trabalho.

Tenha clareza do lugar onde quer chegar no curto, médio e longo prazo. Sempre alinhando os processos internos dos negócios com seus objetivos estratégicos. Conheça seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, identifique suas principais competências e quais precisam ser desenvolvidas.

 

Plano de ação

Como já mencionado montar um plano de ação é fundamental com o propósito de melhoria dos resultados. Por essa razão, toda ação definida deve ter um responsável e um prazo. Vejamos alguns planos de ações que podem ser desenvolvidas:

 

Ciclo PDCA

O famoso ciclo PDCA pode colaborar para estabilizar os resultados, já que este é um método que pode ser utilizado para atingir metas. Assim sendo, para que isso aconteça é por meio de dois tipos de metas, os quais possuem caminhos diferentes.

Só para exemplificar:

  • Metas para melhorar: como o próprio nome já diz, essa meta tem como foco atingir resultados melhores, com uma mudança definitiva de patamar. Exemplo: reduzir em 8% o custo de produção até dezembro de 2021.
  • Metas para manter (padrão): Já essa tem como objetivo estabilizar um resultado. Exemplo: fabricar um produto sempre nas mesmas dimensões especificadas, custo padrão, prazo de entrega padrão, etc.

 

5W2H

Os 5W2H são 5 Por quês, e 2 como. Trata-se de um método de identificação de possíveis problemas durante as operações. Para entender melhor como funciona, vejamos o exemplo abaixo:

  • What (o que será feito?) Descrição da ação a ser implantada (etapas).
  • Why (por que será feito?) Razão do desenvolvimento da ação.
  • Where (onde será feito?) Local da execução.
  • When (quando será feito?)  Prazos factíveis para cada execução
  • Who (por quem será feito?) Os responsáveis por cada etapa/tarefa.

Os 2H:

  • How (como será feito?) Procedimentos para o desenvolvimento da ação.
  • How much (quanto vai custar?) O custo da para implantar a ação.

 

Como se pode notar utilizamos o exemplo de baixas vendas, entretanto pode ser aplicado nas mais diversas áreas e segmentos.

 

Enfim, estabilizar os resultados das operações exige muito dos empresários e colaboradores. Com análise do ambiente externo e interno da organização, capacitação da equipe, mensuração dos indicadores, automação dos processos e planos de ação, o cumprimento da tarefa será realizado com total excelência. Logo, com resultados alcançados evitam-se problemas e ainda conta com um diferencial competitivo e vantagens perante seus concorrentes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
Descubra o que há de melhor no mundo administrativo, financeiro e muito mais!

Daexe Recomenda traz uma seleção exclusiva de serviços e produtos, incluindo software especializados, certificado digital, sistemas web para distribuidores e muito mais.

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.