Plano de negócio e planejamento estratégico são documentos elaborados para a gestão estratégica de uma empresa. Mas você sabe a diferença entre eles?
Enquanto o plano de negócios é estruturado para a abertura de uma empresa e orientar as etapas de construção, o Planejamento Estratégico é um documento utilizado no dia a dia das atividades após a abertura, podendo ser modificado constantemente. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Continue conosco e confira!
Plano de negócio: o que é e para que serve?
O plano de negócio é um documento elaborado antes de se iniciar um empreendimento ou quando ele está no início. É uma espécie de guia, que busca orientar o empreendedor sobre as próximas etapas, orçamento disponível e próximos passos.
Além disso, o plano de negócio apresenta algumas análises pertinentes ao empreendimento, como por exemplo, o mercado de atuação e também o público-alvo desta empresa. O plano de negócio também pode apresentar projeções futuras sobre finanças e resultados que se deseja alcançar dentro de um determinado período.
Portanto, é um documento que tem como objetivo garantir a viabilidade do negócio. Dessa forma, o plano de negócio costuma ser uma das primeiras etapas para quem deseja abrir uma empresa, pois permite detalhar profundamente os investimentos necessários, o mercado de atuação, o público, os propósitos do negócio, entre outros aspectos.
Planejamento estratégico: o que é e para que serve?
Já o planejamento estratégico é bem diferente do documento anterior. A principal diferença é que ele pode ser elaborado em qualquer momento da atuação de uma empresa e pode ser modificado quantas vezes forem necessárias.
Dessa forma, trata-se de um documento vivo, que se transforma juntamente com os movimentos da empresa durante seu caminho. De certa forma, o planejamento estratégico pode apresentar informações semelhantes ao plano de negócio, mas aqui a finalidade é completamente diferente.
Portanto, um planejamento estratégico deve analisar a competitividade do mercado de atuação, além de conter os objetivos da empresa naquele momento, informar qual será o plano de ação (por meio de quais estratégias) e quais indicadores serão utilizados para mensurar os resultados.
Um ponto chave para a elaboração do planejamento estratégico é a competitividade do mercado. Por esse motivo, é interessante fazer uma boa análise de concorrentes e incluir neste documento quais serão as estratégias do negócio para se sair à frente.
Um bom exemplo é o avanço tecnológico. Se todos os concorrentes de uma empresa já usam determinado sistema para automatizar suas tarefas, ter mais controle sobre os dados, entre outros benefícios, essa ação certamente estará no planejamento estratégico da empresa.
Muitos empresários podem acreditar que o planejamento se encerra com a concretização do plano de negócio. No entanto, é preciso considerar que a empresa é um organismo vivo, que se modifica conforme seu crescimento e as transformações do mercado. É por esse motivo que o planejamento estratégico serve para qualquer etapa do negócio.
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