Para que um negócio se torne atrativo para o mercado, é preciso que ele conte com um bom valuation. Isso significa o valor que ele possui para investidores e para o capital especulativo.
No entanto, pode parecer contraintuitivo, afinal, como é possível medir o valor monetário de uma empresa? É possível que ela valha mais do que tem em caixa ou do que a soma de todos os seus produtos? É possível que seja mais barata do que a soma de todo o seu patrimônio?
Tudo isso não só é possível, como é provável. Neste conteúdo exclusivo vamos te explicar o que é valuation e como fazer da maneira correta. Confira!
O que é Valuation na prática?
Você certamente já deve ter ouvido falar que iFood, Uber e outras empresas de tecnologia não dão lucro, mas que elas valem números astronômicos.
De fato, o valuation é o valor que seria cobrado pelos sócios, caso quisessem vender a empresa para alguém. Para compreender esse conceito, precisamos simplificar as coisas.
Como você sabe que uma caneta BIC vale 1 real?
É evidente, porque alguém está cobrando esse valor!
Porém, você pode não concordar com ele e ir até outra papelaria e encontrar por dois reais ou até mesmo dez centavos. Certamente escolheria a opção mais barata, correto?
Isso acontece porque em uma venda acontece algo importante: o vendedor e o comprador concordam que o objeto tem algum valor. Se não fosse assim, ele não seria vendido.
Então, o valuation é o valor de uma empresa que os sócios dão, mas que o mercado concorda que é justo.
Para chegar a esse número existem inúmeras metodologias diferentes. O fluxo de caixa descontado é a mais popular entre elas. Veja como funciona:
Como fazer o valuation de uma empresa?
O que faria você comprar uma empresa? Os seus produtos, os seus serviços ou os seus colaboradores? Acreditamos que mesmo que você escolha uma dessas alternativas, a resposta final é:
Para que valha a pena!
Ou seja, você quer comprar uma empresa que, além de pagar de volta o investimento, dê lucro no futuro. Então, é nesse lucro futuro que devemos prestar atenção.
Comece analisando o valor do fluxo de caixa nos últimos anos. Preste atenção se ele está crescendo ou diminuindo. Aqui é necessário testar a sua habilidade de entender o mercado.
Se a empresa está em um nicho que o mercado prevê um crescimento nos próximos anos, o fluxo de caixa deve crescer, certo? Então, você deve estimar quanto deve ser esse fluxo para o ano seguinte, para daqui dois anos, três, quatro, cinco, até dez.
O segundo passo é encontrar a sua taxa de desconto, ou o quanto você espera de rentabilidade para esse investimento. E é importante ser realista. Nenhum economista espera que a Taxa do Tesouro Direto continue acima de 13% na próxima década, então esse não é um bom número para fazer as contas.
Nos últimos 5 anos a SELIC média foi de aproximadamente 6%, então esse é um número mais realista.
A equação do Valuation
A equação a ser utilizada nesse processo é a seguinte:
Fluxo de Caixa Descontado = Fluxo de caixa atual / (1 + taxa de desconto)^(anos)
Por exemplo:
Ano 1:
Fluxo de caixa atual = 100 mil
Taxa de desconto = 6%
FCD = 100 mil / (1+0,06)^1 = 94.339
Ano 2:
FC = 105 mil
Taxa de desconto = 6%
FCD = 105 mil / (1+0,06)^2
FCD = 93.449
Ano 3:
FC = 110 mil
Taxa de desconto = 6%
FCD = 110 mil / (1+0,06)^3
FCD = 92.358
Por fim, ao longo do período analisado, some todos os Fluxos de Caixa Descontados, e esse será o valuation da empresa!