Os clientes inativos são aqueles que já possuíam grande intimidade com a sua marca, que confiaram na empresa, compraram produtos ou serviços, mas hoje não estão mais ativos na base de contato.
Fazer a ativação dos clientes que estavam inativos pode ser um dos maiores desafios que uma empresa enfrenta, afinal, se ele deixou de comprar com a empresa, recuperar pode ser mais difícil do que conquistar outros clientes.
Mas, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas dicas e táticas que podem ser essenciais para te ajudar a recuperar clientes inativos, e com isso, aumentar as vendas da empresa.
Acompanhe!
4 estratégias para recuperar clientes inativos
1 – Identifique os clientes inativos
O primeiro passo para recuperar clientes inativos é identificar quem são eles. Através do uso de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, por exemplo, é possível entender alguns fatores e motivos do porque eles deixaram de comprar com a empresa.
Essa tarefa pode ser um pouco difícil, até porque, alguns produtos levam um pouco mais de tempo para serem comprados novamente. Com isso, a empresa precisa definir um intervalo de tempo que o cliente fica sem comprar para ser considerado inativo.
2 – Entenda o motivo
Alguns clientes podem perder sim o interesse na sua empresa, e isso pode acontecer por uma mudança de endereço, por não precisarem mais das soluções que ela oferece e por estarem em outros momentos da vida.
Para grupos com essas características, os esforços podem ser menores, pois eles podem não retornar. Mas, pense nos clientes que não tiveram um bom atendimento ou experiência no consumo.
Para esse grupo, o ideal é conversar com as pessoas responsáveis e entender porque houve insatisfação, e a partir disso, oferecer soluções personalizadas para elas.
3 – Tenha ofertas estratégias em mente
É muito comum que diversas empresas ofereçam descontos para clientes específicos, não é mesmo? Essa é uma das melhores estratégias para recuperar clientes inativos, e chamar a atenção para a sua empresa novamente.
Mas, é válido lembrar que essa estratégia sozinha não é muito eficaz, e por isso, você precisa entender o que aconteceu anteriormente. Dessa forma, as ofertas serão soluções personalizadas para eles.
Você pode oferecer descontos, brindes, cashback e outras opções de acordo com o perfil do seu cliente, como um grande incentivo a voltar a comprar com a sua empresa.
4 – Escolha um bom canal de atendimento
Para que você possa retomar o contato com o seu cliente inativo, o ideal é escolher um bom canal de atendimento. Não basta apenas enviar um folder para o e-mails ou WhatsApp, afinal, ele não vai prestar atenção no conteúdo.
Justamente por isso é essencial entrar em contato com um objetivo estratégico bem definido, reconquistando o cliente inativo.
Você pode usar opções para se lembrar de quais problemas ele estava enfrentando em determinado período e demonstrar como as soluções da empresa evoluíram, sendo a melhor para sanar aquele problema.
O grande segredo para conseguir recuperar clientes inativos é ter constância e manter a sua empresa relevante no mercado. Esteja sempre na mente do consumidor, para que no momento da compra, a sua marca seja a primeira a ser lembrada.
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