A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores, já que neste período é possível ter acesso a descontos realmente incríveis. Neste sentido, prospectar novos clientes é importante para vender bem no período e até mesmo para fidelizar alguns deles e aumentar seu faturamento a longo prazo.
Muito mais do que oferecer preços atrativos, pensar em estratégias de prospecção é fundamental para se sair bem neste período. Por isso, selecionamos 5 dicas para prospectar mais clientes. São dicas práticas e simples de serem implementadas hoje mesmo no seu negócio.
Confira!
1. Estude seu mercado
Estudar o mercado no qual sua empresa está inserida é fundamental para analisar tendências, conhecer o que seu público busca e assim aprimorar os seus serviços. Dessa forma, é a demanda que vai guiar as suas ações, tornando-as efetivas de verdades.
Ao estudar o seu mercado, você pode perceber que um novo produto foi lançado e se adequar para esse novo momento. Além disso, pode descobrir se o momento é de aquecimento ou recuo no seu mercado, o que pode ser de grande ajuda para guiar os descontos oferecidos na Black Friday. Enfim, o seu mercado irá ditar como agir nesta data.
2. Amplie sua presença online
De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente, 90% dos consumidores confiam nas recomendações que vêm online. Afinal, quem nunca comprou um produto ou foi a um lugar só porque viu um amigo postar?
Por isso, investir em uma presença online pode ajudar a sua marca nesse período, especialmente a consolidar um relacionamento online com o público. Repostar feedbacks e interagir com o seu público pelos comentários são ótimas maneiras de mostrar aos consumidores que sua marca é confiável.
3. Segmente suas campanhas
Ainda pensando na presença online, é muito fácil segmentar suas campanhas na internet. Dessa forma, é muito simples atingir o público desejado, segmentando por idade, gênero, profissão, localização, interesses, entre outros. Vale lembrar que a efetividade depende de um bom conhecimento sobre a sua marca e sobre o público que você deseja atingir com a campanha de Black Friday.
4. Conte com a ajuda de quem já é seu cliente
Outra boa estratégia para prospectar mais clientes na Black Friday é contar com quem já consome com a sua marca. Dessa forma, é possível investir em um programa de indicação, que oferece um benefício aos clientes que indicam seus serviços.
Esses benefícios podem ser um cupom de desconto, um brinde, frete grátis, participação em um sorteio atrativo, etc.
5. Aprenda com a sua concorrência
Por fim, há muito que aprender com a sua concorrência durante a Black Friday. Você não precisa oferecer os mesmos descontos ou usar as mesmas táticas, mas vale se “equiparar” para não ficar para trás. Afinal, se o seu concorrente oferece condições muito mais atrativas, sua empresa deve estar à altura.
Vale lembrar que a prospecção de novos clientes deve ser alinhada ao caixa da sua empresa, de forma que os investimentos retornem para o seu negócio. Conheça a assessoria financeira da Daexe e descubra como podemos te ajudar!