O MVV representa Missão, Visão e Valores da sua empresa. Essas palavras buscam fazer a diferença ao contagiar todo o grupo de trabalho. No caso da Missão ela deve definir como o serviço acontecerá ao longo do dia de trabalho.
Já a Visão representa os objetivos, onde a empresa deseja estar no futuro. Normalmente a Visão é definida com objetivos a longo prazo com base nos resultados desejados. Ela é determinante para definir também o foco da empresa para vencer os desafios.
Os Valores, portanto, são associados à ética. Ele será o norteador das ações da empresa com respeito à ética pré-definida. Isso diz respeito tanto ao relacionamento entre funcionários quanto com clientes.
Definir esses 3 itens e ter eles como objetivos claros a serem conquistados na sua empresa podem ser um grande diferencial que irão te trazer grandes resultados.
A importância de ter as declarações de missão, visão e valores é que elas criam valor para àqueles que ficam expostos a elas. Elas compõem os aspectos norteadores para gestores, trabalhadores e até mesmo clientes. Criam um senso de direção e oportunidade. Elas são uma parte essencial do processo de formulação de estratégias.
Muitas pessoas confundem a declaração de visão com a de missão. Às vezes, uma é usada apenas como uma versão de longo prazo da outra. A visão deve descrever porque é importante atingir a missão. Uma declaração de visão define um propósito ou objetivo mais amplo para a existência de um negócio e pode continuar inalterada por décadas, se bem trabalhada. A visão deve descrever o que será alcançado, numa esfera mais ampla, se a organização for bem sucedida em alcançar a sua missão.
Para se tornar realmente eficaz, as declarações de visão, missão e valores devem ser assimiladas na cultura da organização. Os líderes têm a responsabilidade de comunicá-las regularmente, criando narrativas que as ilustrem, criando objetivos de curto prazo compatíveis com as mesmas e encorajando os colaboradores a alinharem a visão pessoal com a visão geral da organização.
Confira: BSC vs OKR: Como Integrar Estratégias de Longo e Curto Prazo na Sua Empresa
Exemplos:
- Comprometimento com a felicidade dos envolvidos;
- Tempestividade, eficiência, eficácia nos serviços prestados;
- Exagero na qualidade em tudo que fazemos;
- Auto desenvolvimento contínuo;
- Busca incessante pela excelência e simplicidade nas soluções;
- Sinceridade acima de tudo.
Alguns exemplos famosos:
Disney
Missão: Alegrar as pessoas.
Visão: Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças
Valores: Não ceticismo
Criatividade, sonhos e imaginação
Atenção fanática aos detalhes
Preservação e controle da magia Disney
Burger King
Missão: Ser mais prazerosa experiência de alimentação
Visão: Ser a marca de fast food preferida, mais rentável,
com pessoas talentosas e forte presença nacional.
Valores: Meritocracia
Foco no cliente
Visão de dono
Alegria
Ética
Simplicidade.
Receita Federal
Missão: Exercer a administração tributária e o controle aduaneiro, com justiça fiscal e respeito ao cidadão, em benefício da sociedade.
Visão: Ser uma instituição de excelência em administração tributária e aduaneira, referência nacional e internacional.
Valores:
Respeito ao cidadão
Integridade
Lealdade com a instituição
Legalidade
Profissionalismo.
Você está pronto para dar o próximo passo na transformação do seu negócio? Nossos consultores especializados da Daexe estão prontos para ajudar. Entre em contato conosco agora mesmo para começar a reorganizar e otimizar o seu negócio.