4 dicas arrasadoras de vendas em crise!

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Em momentos de crise na economia, a queda do movimento nos estabelecimentos de vendas reativas se torna um relato recorrente. De fato, quando há uma recessão no mercado, quem trabalha com vendas reativas fica muito vulnerável. Mas não adianta se lamentar, é necessário reagir. Os grandes empreendedores da história utilizaram os momentos de crise e adversidade para inovar, aprimorar o negócio e criar estratégias de superação. Neste artigo, apresentamos 4 dicas arrasadoras para aprimorar o seu processo de vendas e vender mais em meio à crise!

Ultrapasse a barreira das perguntas fechadas

Quando um cliente entra no seu estabelecimento, qual a primeira pergunta que você faz? Bom, muitas perguntas podem vir à sua cabeça, mas a nossa dica é: Fuja das perguntas fechadas! Perguntas fechadas são aquelas que podem ser respondidas com SIM ou NÃO. Estas perguntas diminuem as possibilidades de continuidade do diálogo e, muitas vezes, acabam sendo redundantes.
Substitua perguntas fechadas por perguntas abertas. Por exemplo, ao invés de perguntar “Posso te ajudar?” e receber um “Não, só estou dando uma olhadinha”, diga “Me conte o que você está procurando e eu te mostrarei todas as possibilidades que podemos te oferecer”. Bem melhor, não?! Assim você conseguirá encaminhar o diálogo para uma esfera mais profunda, que envolverá o cliente e aumentará a sua possibilidade de fechar a venda. Comece agora mesmo, elaborando pelo menos 6 perguntas abertas que podem ser úteis para o seu negócio!

Faça um atendimento personalizado

O primeiro passo para um atendimento personalizado em vendas é saber o nome do cliente. Por isto, quando iniciar uma abordagem de vendas, assim que houver uma oportunidade, pergunte naturalmente o nome do cliente e repita o nome, ao longo do seu diálogo com ele, sempre que for oportuno. Quando você diz o nome da pessoa, abre um canal de comunicação diferente, mais próximo, mais amigável, que desperta maior confiança. Procure memorizar o nome e as preferências dos clientes que frequentam o seu negócio com regularidade.

Ouça o cliente com atenção e se desdobre para satisfazer os seus desejos

Nada pior do que entrar em um estabelecimento, pedir uma coisa e te trazerem outra. Atenção, ninguém gosta de perder tempo e de ter de repetir várias vezes a mesma coisa. Ouça bem o que o cliente diz e, melhor ainda, procure também ouvir o que ele não diz. Muitas vezes o cliente entra em sua empresa com algo em mente, não muito bem definido, e é você quem vai conseguir clarear para ele o que ele necessita. Se esforce, faça uma boa sondagem. Se você não fizer, pode ter certeza que alguém de outro estabelecimento fará. Por outro lado, se você se dedicar, a probabilidade de que aquele cliente fique satisfeito, retorne e indique outras pessoas será enorme.

Invista em uma rede de relacionamentos

Quando Joe Girard, o melhor vendedor do mundo segundo o livro dos recordes, foi questionado a respeito de seu resultado nas vendas, ele disse que seu segredo estava em não ter compradores, mas sim amigos. Ao longo de sua carreira, Joe construiu uma rede de clientes/amigos que sempre compravam com ele e que o recomendavam para amigos e parentes. No seu processo de vendas, pense a longo prazo. Preste o melhor atendimento que for capaz, independentemente do resultado em vendas. Se você não fechar a venda naquele momento, no mínimo terá construído uma relação que pode ter resultados muito mais duradouros e rentáveis do que você imagina.

Você já tinha uma lista de perguntas abertas para o seu negócio? Coloque em prática esta lista e depois venha contar pra gente, nos comentários abaixo, se esta dica facilitou o seu processo de vendas e trouxe os resultados que você esperava.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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