Mapeamento de processos é uma técnica utilizada para identificar e entender como uma empresa funciona como um todo.
Uma empresa é formada por processos e eles precisam ser gerenciados através de uma boa gestão, e como saber se tais processos estão sendo efetivos?
Para isto serve o mapeamento de processos, em que são estipuladas todas as etapas envolvidas para chegar em um objetivo final, seus responsáveis, prazos e recursos.
Dessa forma, torna-se possível enxergar com clareza os processos e onde eles ainda precisam ser melhorados para uma melhor gestão.
O mapeamento de processos organiza todos os passos-chave para que a empresa funcione bem. Através dele é possível olhar criticamente para o processo de forma a otimizá-lo.
A otimização dos processos dentro de uma empresa é essencial para o seu crescimento, uma vez que, conforme a empresa vai evoluindo, muitos processos se tornam obsoletos, servindo apenas para engessar a gestão da organização.
Além disso, com uma gestão eficiente de processos, a empresa tem mais chance de inovar e se destacar frente à concorrência.
Em momentos de crise, fazer um bom mapeamento de processos pode ajudar, pois muitas vezes as grandes brechas da organização estão em processos mal desenhados.
Ao identificar esse tipo de problema, é preciso redesenhar os processos, repensando a melhor forma de atingir o objetivo final e modificando os procedimento que forem necessários para isso.
Fazer o mapeamento de processos da sua empresa de forma organizada e eficaz é muito importante para aprimorar a estrutura organizacional e conseguir uma melhor gestão empresarial.
É muito importante estabelecer limites das atividades que sua empresa deseja examinar, de modo a identificar o processo que está sendo analisado.
Determine quem tem maior efeito sobre as mudanças dentro do processo, levando em conta o impacto direto do cliente e a forma como ele responde às mudanças no mercado e do produto.
Saber quais os riscos que se aplicam ao seu negócio é fundamental e, ao mapear os processos, você identificará os obstáculos que impedem seu crescimento. Essa é uma boa forma de superar e evitar erros.
Entrevistar os participantes do processo permite que você analise todo o desempenho da empresa.
Determinação e escolha da equipe responsável por cada etapa do processo – O primeiro passo para iniciar o mapeamento dos processos de sua empresa, tem a ver com a definição de objetivos, ou seja, você e sua equipe de colaboradores precisam se reunir para analisar o cenário em que a empresa se encontra e aonde vocês desejam chegar com as ações que serão realizadas a partir deste momento.
Compreender a empresa onde o mapeamento será feito – Isso inclui estudar a fundo toda a estrutura empresarial, departamentos, gestores e suas funções, processos e rotinas administrativas, sistemas e softwares utilizados em cada setor, critérios de melhoria e desempenho, entre outras coisas. Além disso, existem mapeamentos voltados para redução de custos e também para melhorar o desempenho dos negócios como um todo. Você tem a opção de investir em cada um, de forma separada, ou pode mapear, visando todos estes objetivos ao mesmo tempo. Isso depende mais de quais são as reais necessidades e prioridades de sua empresa no momento.
Conhecer metodologias e sistemas utilizados diariamente – ou seja, conhecer as rotinas, as atividades executadas em cada departamento, prazos, gastos, número de envolvidos em cada projeto etc.
Avaliar e sugerir progressos – ou seja, analisar a empresa como um todo e identificar causas de problemas e oportunidades de mudanças em todos os setores: comportamentos, profissionais, ferramentas de trabalho, sistemas utilizados, ou seja, Depois de definido o objetivo, existe ou existem problemas a serem resolvidos, que envolve o processo a ser melhorado? Nesta etapa a equipe vai elencar todos os gaps encontrados, bem como suas ocorrências, ou seja, em que momento e com qual frequência tais situações problemáticas acontecem no desenvolvimento das atividades e dos processos analisados.
Implementar as melhorias no que diz respeito a melhoria de prazos, metas e resultados – Definidos objetivos e problemas a serem solucionados com o mapeamento, é chegado o momento de definir os indicadores para que seja possível fazer a mensuração dos resultados. A partir da análise dos indicadores, conforme as melhorias vão sendo implementadas, consegue-se saber o que está sendo alcançado, bem como o que precisa ser melhorado para atingir os objetivos propostos.
Definir prioridades – Nesta fase deve ser definido por onde começar a execução e o que será preciso: obter novas plataformas, trocar sistemas, desenvolver pessoas, ou seja, é chegado o momento de colocar a mão na massa e iniciar o processo de implementação das melhorias e mudanças, necessárias para tornar os processos internos de uma empresa, ainda mais eficazes. Nesta etapa, também serão definidos os responsáveis por implantar e acompanhar a execução das atividades propostas no mapeamento. Importante ter uma conversa com a sua equipe e informar que a participação e empenho de todos é fundamental para que saia conforme o planejado, e, assim, as melhorias aconteçam de forma definitiva para todos.
Acompanhamento – Uma das etapas mais importantes do mapeamento de processos, tem a ver com o acompanhamento, pois, assim que as melhorias começam a ser implementadas, é necessário fazer o acompanhamento das mesmas, para saber se tudo está correndo conforme o planejado, se é preciso realizar alguma alteração, bem como para saber o que pode ser mantido.
Mensurar e avaliar os processos – nesta fase deve ser feito o acompanhamento dos processos e a mensuração dos resultados obtidos. Quais os ganhos que você, seus colaboradores e a empresa como um todo obtiveram após a implementação de melhoria de processos? Será nesta etapa que esta pergunta será respondida, pois aqui, todos os dados do mapeamento serão levantados e analisados, para saber se os objetivos propostos foram alcançados. Além disso, será nesta etapa que os novos procedimentos serão padronizados e adotados por toda a empresa, para que assim, as melhorias ocorram de forma sistêmica e contínua.
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