Ao falar em um líder, falamos na pessoa responsável por influenciar sua equipe a bater e superar metas de forma consistente e sempre fazendo o certo. Esse profissional, auxilia pessoas a alcançar resultados, superar seus desafios, mas sempre com uma boa perspectiva.
Mas, e quando um líder precisa liderar outros líderes? Nesse caso, a pessoa exerce poder sobre líderes que exercem poder sobre outras. Por isso, é muito comum encontrar alguns impasses pelo caminho, pois nem sempre os líderes querem ser liderados.
Por isso, separamos algumas dicas de como liderar líderes, que vão auxiliar você em todo o processo, então, confira e saiba mais!
Não se trata de autoridade, mas credibilidade
Sem dúvidas, uma das maiores características de um líder, é a autoridade, entretanto, não se trata de um ponto que deve ser supremo em todos os casos. Para que uma empresa cresça, é necessário ter líderes espalhados em todos os setores, principalmente, por serem capacitados.
Desse modo, é necessário ter em mente que liderar não se resume apenas a autoridade, mas é fundamental demonstrar credibilidade e estabelecer uma mentalidade mais exata. Ou seja, mostrar credibilidade para ser seguido. O seu cargo não é sinônimo para o “apito final”, mas sim, seus argumentos.
Independente do ramo de uma empresa, é natural que as pessoas passem a seguir e desenvolver novas ideias, além de buscar soluções, quando levam a sério o trabalho do seu líder.
A base de um relacionamento é o diálogo
Conviver com uma pessoa todos os dias, é comum criar um relacionamento, seja de amizade, respeito ou admiração. Porém, para isso, é necessário que alguns caminhos sejam traçados, um deles é o do diálogo.
Ao liderar outros líderes, ter em mente que o diálogo e a conversa franca, oferece diversos benefícios, como os feedbacks, permite que o profissional possa evoluir em sua carreira, além de melhorar o engajamento dos seus líderes.
Em outras palavras, a ideia é construir juntos as estratégias e ações que a empresa precisa para continuar se desenvolvendo.
Estabeleça as prioridades, mas ofereça espaço para as possibilidades
Quando alguém possui um cargo mais alto, próximo a diretoria, por exemplo, é comum que os objetivos da empresa fiquem mais claros, contudo, aqueles que trabalham com demandas diversas, todos os dias, podem confundir esses pontos.
Por isso, é fundamental estar atento a esse ponto e oferecer aos seus líderes clareza nos objetivos. Seja por meio de breves reuniões semanais, já é possível falar sobre as novidades, compartilhar experiências e abrir espaço para as dúvidas e questionamentos. Mas, também é importante não ignorar os anseios e o ponto de vista dos outros líderes.
Nunca esqueça do respeito
A igualdade entre todos, é um ponto que sempre foi muito discutido dentro das empresas, já que muitas pessoas ainda possuem um pensamento ultrapassado, por isso, ser um bom líder é também estar atento a esse ponto.
Por isso, promova sempre a igualdade entre a sua equipe, ofereça espaço independente do gênero, cargo ou setor. Todos devem ser respeitados!
Gostou do nosso post? Então visite o nosso site e saiba como podemos auxiliar a sua empresa.