Toda empresa conhece a importância em contratar colaboradores bem preparados para exercer suas funções. Contudo, o fit cultural é o que garante um encaixe perfeito na organização.
Em outras palavras, esse conceito significa que além do alinhamento profissional, há também uma composição com os valores e toda a cultura da empresa.
O fit cultural desempenha, portanto, um papel crucial no alinhamento entre colaboradores e toda a empresa. Hoje, quando falamos em otimizar a gestão de pessoas, cada vez mais o fit cultural aparece em destaque, justamente por trazer ganhos para a organização e para todo o time. Continue a leitura para entender o que é o fit cultural e qual a sua importância.
O que é fit cultural?
A cultura de uma companhia é o conjunto de valores que ela possui, como se apresenta para seus clientes e também para seu time interno. Ou seja, os colaboradores fazem parte da cultura da empresa.
Já o fit cultural significa o ajuste ou alinhamento que um colaborador tem com o conjunto de valores (cultura) de uma empresa. Ou seja, são aspectos da personalidade do funcionário que estão em sintonia com aquilo que a empresa defende e acredita, como ela se posiciona no mercado.
Ao considerar estes aspectos, é possível contratar pessoas mais motivadas a permanecer na organização, com envolvimento e pleno reconhecimento de suas funções.
É um processo bastante similar ao que acontece dentro dos relacionamentos não profissionais que temos em nossas vidas. Em uma amizade, por exemplo, é fundamental que exista uma conexão por meio de gostos compartilhados. É também como um match perfeito que acontece em qualquer relação.
No âmbito profissional, o fit cultural ocorre quando as crenças dos colaboradores estão alinhadas com o conjunto de valores da empresa. Com as crenças de ambas as partes alinhadas, certamente o colaborador estará mais disposto a atingir seus objetivos dentro da organização, além de estar mais alinhado com a vaga proposta.
Qual a importância do fit cultural?
A percepção de uma marca no mercado é um conjunto de uma série de fatores. A cultura da empresa, sua missão e valores de mundo devem estar presentes nos serviços ou produtos oferecidos e, claro, na sua cultura organizacional.
Nesse sentido, o quadro de colaboradores de uma empresa é um reflexo da organização, são verdadeiros embaixadores da marca. Então se a marca promove um conjunto de valores, mas seu time é o total oposto disso, a forma como a marca é vista não sai como o esperado.
Um bom exemplo são as marcas com a diversidade em seus valores. Logo, espera-se que essas marcas tenham também um time diverso, que representa esse valor tão difundido pelas empresas.
O fit cultural também é extremamente importante para aqueles que procuram uma vaga de emprego. Estar em um ambiente no qual se compactua com os valores e apresenta as soft skills necessárias para a atuação traz satisfação, senso de pertencimento e também mais oportunidades de crescimento dentro da organização.
Portanto, o fit cultural é fundamental para as empresas que desejam melhorar sua cultura organizacional, diminuir rotatividade de colaboradores e alinhar a percepção dos clientes, estando de acordo com o que a marca defende.
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