“Pensar grande” é saber que você pode trazer para o seu negócio – ainda que de forma adaptada – conceitos que são aplicados em empresas gigantes.
A metodologia OKR, por exemplo, é muito utilizada no Vale do Silício e, inclusive, permitiu que o Google desse um salto de crescimento, passando de 40 funcionários no fim da década de 90 para mais de 40 mil hoje em dia.
Saiba mais sobre o conceito e as vantagens de equipes OKR.
O que é o conceito OKR?
OKR é a sigla para Objectives and Key Results, uma metodologia de gestão criada pela Intel e popularizada pelo Google. Ela está muito relacionada à dinâmica dos modelos mais inovadores de negócios, como as startups, por exemplo. E já ficou comprovado que essa abordagem pode ser adotada por grandes corporações ou por pequenos empreendimentos.
De forma direta, podemos dizer que OKR é um modelo de gestão ágil de desempenho. Explora muito a comunicação e alinhamento da equipe, estimulando as pessoas a trabalharem juntas para alcançar metas mais arrojadas.
Funciona da seguinte forma:
O: objetivo, que deve ser descrito de forma detalhada e vívida. Ele precisa ser conciso e tangível, de modo que todas as pessoas da empresa possam visualizá-lo com clareza;
KR: resultados chave: metas “menores”, que vão impactar diretamente na conquista desse objetivo que foi definido no passo anterior.
O objetivo é qualitativo e, para cada um deles, costuma haver entre 3 e 5 KRs, que são quantitativos.
Observe um exemplo:
Objetivo: Tornar-se a empresa que mais vende no segmento X e na região Y.
KR1: aumentar a quantidade de conversões em 15% em um trimestre;
KR2: gerar 200 novos leads por mês ao longo do trimestre;
KR3: aumentar a taxa de fidelização em 30% até o final do trimestre.
A assessoria executiva pode ajudar você a definir quais OKRs são mais interessantes para o seu negócio. Saiba mais!
Benefício das equipes OKR
Quando as equipes começam a trabalhar orientadas por essas metodologias, temos alguns benefícios que precisam ser destacados:
Crescimento da empresa
O método OKR se diferencia de modelos tradicionais de gestão por trabalhar com objetivos concisos e com KRs de prazo mais curto, que trazem retorno mais rápido e, assim, mantêm a equipe sempre motivada a trabalhar cada vez melhor.
Clareza de prioridades
Os OKRs sempre são definidos com base nas prioridades da empresa. Isso significa que os membros da equipe vão saber exatamente em que tipo de atividade devem manter o foco e direcionar maior energia.
Dinamismo
Os ciclos de OKR são rápidos, normalmente se fecham em um trimestre. Isso exige que a equipe esteja sempre em contato para acompanhar os resultados e fazer os ajustes necessários. Consequentemente, a empresa acaba ganhando pontos na sinergia do time.
Além do que, por serem ciclos relativamente curtos, caso eles não tragam o efeito esperado, a empresa não terá investido recursos demasiados neles.
Transparência e colaboração
Para que a metodologia OKR seja colocada em prática, é necessário trabalhar com transparência e espírito colaborativo. Toda a equipe vai ser quais são os objetivos e os resultados chave, todos estarão na mesma página.
Que tal implementar essa metodologia na sua empresa e melhorar seus resultados? Conte com nosso suporte para isso.