O processo de contratação de um novo funcionário é uma etapa trabalhosa que requer muita atenção, isso porque escolher um currículo entre tantos que se candidatam a mesma vaga é uma tarefa bastante difícil.
Para fugir do erro na hora da escolher é importante a empresa saber o que espera desse novo funcionário e o que tem a oferecer para que o mesmo se desenvolva profissionalmente, gerando bons retornos para a empresa.
O processo seletivo em pequenas empresas apresenta uma grande desvantagem em relação a empresas de grande porte, estas por sua vez, contam com a estrutura de um setor de recursos humanos ou então, com a contratação de serviços terceirizados nesta tarefa. Já em empresas pequenas na maioria das vezes esta responsabilidade fica por conta do próprio empresário que com tantas outras responsabilidades tende a escolher com rapidez, que acarreta muitas vezes em escolhas equivocadas.
O objetivo de organização do RH é analisar, selecionar, avaliar e monitorar os recursos humanos da empresa. Para fazer isso, você deve elaborar e definir as funções, tarefas, responsabilidades e perfil de cada trabalho a ser executado.
Bem como política de recrutamento, seleção, formação e motivação. Além disso, os canais de comunicação com os trabalhadores e as políticas de detecção e de resolução de conflitos devem ser estabelecidos.
Ao estruturar o RH da empresa, deve-se definir qual é a necessidade de pessoal, o tipo de perfil a ser contratado. os tipos de contratos que serão feitos e, em última análise, o custo de contratar o candidato mais adequado para o trabalho e para a empresa.
Você sabia que o custo de uma demissão chega a mais de 8 vezes o salário do funcionário demitido? Incluindo custos de desperdiçados em treinamentos, queda da produtividade do setor, desperdício do tempo no processo seletivo e custos de rescisão. A contratação errada é um grande vilão do desempenho da sua empresa.
Esse departamento é o responsável pela formação relacionada ao trabalho de todos os funcionários. Além de gerenciar tudo o que diz respeito à segurança dos trabalhadores. A necessidade de estabelecer uma política de formação e programas que ajudem tanto a manter e aumentar o conhecimento. Assim como desenvolver a motivação, fará a empresa sobreviver nesses tempos de crise.
Ao estruturar o RH da empresa, devemos prever que o sistema de recompensa tem um grande impacto. Tanto para atrair como para reter o pessoal. A política de remuneração define uma base caso a caso, considerando-se o talento, empenho e níveis de qualificações de cada pessoa.
Como vimos, esse pode ser um fator decisivo no sucesso da sua empresa. Dessa forma, nós da Daexe, temos o serviço de assessoria em RH.
Aproveite também para fazer a nossa avaliação gratuita do RH da sua empresa!
A Daexe é uma empresa nacional, com sede no Distrito Federal, que atua em Consultoria, Assessoria e Treinamento Gerencial desde 2012.
Nós organizamos, medimos e melhoramos o desempenho das empresas, otimizando recursos
financeiros, fidelizando clientes e tornando seus colaboradores mais felizes, por meio de processos simples!
#VamosOrganizaroMundo
Agende uma Reunião com seu assessor!