Já conhece a metodologia 5S ? E como ela é utilizada? Leia este artigo e entenda porque ela é importante dentro de uma organização.
O que é o 5S ?
Primeiramente, é preciso explicar que 5S são cinco palavras que vem do japonês os quais formam as iniciais desta metodologia. Elas são: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que traduzidas para o português significa senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de asseio e senso de auto disciplina.
Sendo assim, foram desenvolvidas com o objetivo de que as empresas pudessem de forma eficaz compreender, capacitar e apresentar bons resultados. Sua aplicação é baseada em ideias simples e que pode estar trazendo diversos benefícios.
Diante disso, este é um programa que pode ser implementado no planejamento estratégico para que alguns aspectos relacionados possam apresentar a melhoria necessária.
1º SENSO – UTILIZAÇÃO (SEIRI)
Primordialmente, o primeiro 5S vem do senso de utilização, este tem como objetivo tornar o trabalho mais útil e menos poluído. Isso se refere tanto ao visual como ao espaço.
Assim sendo, separe tudo que é indispensável ao serviço, eliminando o desnecessário. Veja como fazer:
- De uso constante: coloque os materiais e equipamentos que você usa freqüentemente bem próximo de você (mesa, bancada, máquina, etc) de forma organizada e de fácil acesso.
- Ocasional: o que não for usado diariamente coloque um pouco afastado de você, podendo ser guardado em armários, prateleiras, arquivos, em pen drive ou devolvido ao almoxarifado.
- Uso raro, mas necessário: coloque os materiais, documentos, equipamentos separados, identificando-os num local determinado.
O material desnecessário para o setor pode ser encaminhado para o Arquivo Central, Almoxarifado ou descartado corretamente.
BENEFÍCIO: Se ganha espaço físico e perde-se menos tempo em procurar objetos.
Dessa forma, eliminam-se materiais sem uso e em excesso, além de combater o desperdício e diminuir os acidentes.
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2º SENSO – ORDENAÇÃO (SEITON)
O segundo senso se refere a ordenação ou organização, sendo que é uma continuação do primeiro, mas agora é a fase da simplificação. Praticando esse senso, você perceberá que, com tudo organizado e identificado em seu devido lugar a vida se torna mais fácil.
- Padronize os nomes e coloque etiquetas adequadas nos materiais, objetos, documentos, equipamentos, pastas, arquivos, gavetas, bancadas, etc.
- Exponha todos os pontos críticos, como: locais perigosos, máquinas que exigem atenção especial, proibido fumar, etc.
- Coloque cada objeto no local adequado e identificado (quadro de ferramentas, prateleiras, arquivos, etc), pois isso facilitará encontrá-lo quando for preciso.
- Utilize faixas e placas de sinalização para delimitar os locais de trabalho e os corredores.
- Mantenha em ordem as bancadas, mesas e a área de trabalho. Não deixe objetos espalhados durante a execução do trabalho.
- Após o trabalho, não deixe no local objetos espalhados, restos de materiais, sucatas, etc.
- Sinalize os extintores de incêndio, colocando em local adequado, identificado e deixando a passagem livre.
- Mantenham limpos, organizados e fechados os armários do vestiário.
- Não deixe papéis, cartazes, folhas, etc, coladas nas paredes. Use somente o quadro de avisos.
- Utilizar corretamente os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).
BENEFÍCIO: Ganha-se tempo, diminui-se o cansaço físico por movimentação desnecessária, possibilita-se uma evacuação rápida em caso de perigo, rapidez e facilidade para encontrar algum objeto, além de diminuir acidentes.
3º SENSO – LIMPEZA (SEISOU)
Já o senso de limpeza como o próprio nome já diz, consiste na limpeza do ambiente de trabalho, por meio de uma investigação. Ou seja, verificando aquilo que gera sujeiras e imperfeições.
Desse modo, cada Colaborador deve limpar a sua própria área de trabalho e evitar sujar.
- Não deixe óleo, sujeira, papel, sucata, etc no chão.
- Não deixe existir vazamento nos equipamentos.
- Varra todos os dias seu local de trabalho.
- Recolha lixos todos os dias.
- Limpe os equipamentos e ferramentas após usá-los.
- Mantenham limpos os armários do vestiário.
- Limpe computadores, telefone, armários e demais equipamentos diariamente.
- Devolva as ferramentas limpas para o almoxarifado, para serem usadas por outro colaborador.
BENEFÍCIO: Purificação dos locais de trabalho, boa aparência, diminuição de doenças e acidentes.
“Não arruma-se a casa só quando vai receber visitas, e sim todos os dias”.
4º SENSO – ASSEIO (SEIKETSU)
Senso de asseio ou padronização consiste na manutenção dos outros para garantir as constantes melhorias.
Refere-se ainda à preocupação com a própria saúde física, mental e emocional. O colaborador deve ter plena consciência dos aspectos que afetam a sua própria saúde.
- Pratique os 3 sensos individualmente e diariamente.
- O local de trabalho deve estar bem iluminado e ventilado.
- Use o uniforme limpo e asseado (Consulto o Manual PEC).
- Mantenha a boa aparência física, cabelos cortados, unhas aparadas, etc.
- Mantenham limpos os vestiários, banheiros, salas, refeitórios, auditórios etc.
BENEFÍCIO: Melhora-se o ambiente de trabalho e a produtividade, previnem-se doenças, diminui-se o stress e ainda se traz segurança e boa aparência aos colaboradores.
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5º SENSO – AUTO DISCIPLINA (SHITSUKE)
Ao chegar no senso de auto disciplina significa que o programa está caminhando perfeitamente.
Pois, descartamos o desnecessário, organizamos o que usamos, limpamos nosso local de trabalho, e nos mantemos limpos, então, não podemos relaxar e deixar bagunçar tudo novamente. Esse senso nos disciplina a cumprir as regras e acertos já feitos.
Se somos desorganizados, mudar é difícil e leva tempo, mas os resultados compensam.
Para praticar o 5 S, devemos ter os seguintes atributos humanos: humildade, confiança, respeito, espírito de equipe e bom humor.
- Compartilhar visão e valores.
- Melhorar a comunicação em geral.
- Ter respeito com o colega de trabalho.
- Ter criatividade e buscar melhorias para o trabalho.
- Praticar todos os 5 S, diariamente.
BENEFÍCIO: Melhoria contínua no âmbito pessoal e organizacional, auto inspeção e auto controle.
“Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”.
Portanto, a metodologia 5S é uma ferramenta que quando utilizada colabora para criação a cultura de disciplina. O qual ainda permite identificar problemas e gerar oportunidades de melhorias para empresas, levando à todos maior compreensão do seu papel na organização.
Devido à isso, as vantagens geral de aplicar o programa 5s são:
- Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho;
- Trabalho diário agradável;
- Melhoria nas relações humanas;
- Valorização do ser humano;
- Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos;
Assim também, proporciona melhoria na qualidade de vida dos colaboradores não apenas no profissional como também no pessoal.