O planejamento estratégico é um esboço do caminho que a empresa deve seguir com uma série de ações estratégicas. As quais devem ser desempenhadas por cada setor da empresa. Para que eles então, possa cumprir a sua missão e alcançar a sua visão de futuro.
Um planejamento estratégico é capaz de definir os objetivos de uma empresa e criar caminhos práticos para alcançá-los. Sendo assim, é uma ação fundamental para que o negócio gere valor para os clientes, funcionários e os stakeholders.
Esse plano ainda deve ser capaz de aumentar a produtividade da empresa. Além de, aumentar a capacidade dos colaboradores, melhorar a saúde financeira e gerar maior margem lucrativa. Organizando processos internos, de equipes e gestores.
Outra característica importante de um planejamento estratégico é a sua capacidade de gerar uma previsão de resultados. Ou seja, com ele é possível prevenir crises e ter de antemão um panorama do futuro da empresa.
O Planejamento Estratégico pode ser geral (para a empresa toda) ou pode variar de acordo com as áreas. Sendo assim, uma empresa pode ter: Planejamento estratégico Financeiro, Planejamento Estratégico de Marketing, Planejamento estratégico de Vendas, dentre outros.
O Planejamento Estratégico deve ser feito no início dos ciclos. Isto é, quando a empresa pretende iniciar um novo projeto, lançar um novo produto ou abrir uma nova área.
Além disso, ele pode ser feito no início do ano, ou início de semestres e trimestres (dependendo da organização da empresa e do tempo em que se quer ter resultados).
Tenha em mente que o plano inicial, com certeza, sofrerá mudanças ao longo do processo. Afinal, nem sempre o papel corresponde à realidade. Além disso, crises e imprevistos podem acontecer.
Portanto, a equipe responsável deve ficar de olho na mensuração de resultados e nos pilares do planejamento estratégico. Caso seja necessário terá que fazer as mudanças adequadas. Mas quando fazer isso?
Alguns projetos devem ser revisados de acordo com o seu período de duração. Por exemplo, projetos elaborados para o período de 1 ano devem ser revisados a cada trimestre. Uma maneira prática de fazer isso é dividir o período em, pelo menos, 4 ciclos e revisar o projeto de tempo em tempo.
A mudança é importante para que ajustes sejam feitos, sem prejudicar o alcance da meta. Outra importância da revisão é o fato de poder acompanhar a mensuração de resultados e gerar uma previsão para o prazo final.
A ideia de ter que mudar um Planejamento Estratégico não deve desanimar a equipe. E muito menos desqualificar esse passo tão importante para a gestão organizacional.
Afinal, isso faz parte do jogo e só tende a melhorar ainda mais os resultados. Por outro lado, não fazer um planejamento estratégico significa encaminhar a empresa para uma falência ou crise grave.
O primeiro passo para a elaboração de um planejamento estratégico é definir um posicionamento de futuro que a sua empresa quer ocupar e desdobrar esse posicionamento em uma metaSMART, especificas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes para a empresa e um prazo. Depois disso, as equipes responsáveis devem desenhar quais são as ações que devem ser feitas para alcançar essas metas.
Um planejamento estratégico deve ter: responsáveis, gastos, tempo de duração, ações estratégicas, descrição de processos. Além de, uma política de recompensa para colaboradores.
Outro passo fundamental é a clareza e a divulgação do projeto. As equipes devem ter consciência dos novos rumos e deve existir a motivação efetiva dos funcionários para alcançar o objetivo. Por isso, é tão importante desenvolver uma cultura de bonificação ou premiação.
A empresa também pode contar com um serviço terceirizado para a criação de um planejamento estratégico. E a assessoria completa para a execução dele dentro da organização.
Essa consultoria, disponível na DAEXE, é capaz de aumentar os lucros de uma empresa em até 9 meses. Além de organizar o empreendimento, melhorando a saúde financeira da organização.
O planejamento estratégico é fundamental para que uma empresa atinja seus objetivos e alcance o sucesso. Mas como determinar quais as metas mais importantes? Para isso, aliar o planejamento estratégico com o BSC pode auxiliar seu negócio.
Criado por dois professores de Harvard, o BSC é um método construído para medir o desempenho além do viés financeiro, passando por questões como processos internos, aprendizado e mercado.
Dessa forma, com o planejamento estratégico com BSC é possível construir um plano de ação completo, que leve em conta todas as necessidades, oportunidades e desafios de uma empresa.
Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo de como criar e executar um planejamento estratégico com BSC de forma prática. Você vai entender
● o que é planejamento estratégico;
● conceito do BSC;
● como planejar com BSC;
Muito se fala no ambiente empresarial sobre o planejamento estratégico, desde sua importância até sua suposta complexidade. A verdade é que o planejamento estratégico nada mais é do que um processo, que busca analisar e traçar um plano de ações para atingir um objetivo.
Inegavelmente, é um processo fundamental para qualquer empresa. Afinal, todo negócio deseja chegar a algum lugar, não é mesmo? Seja uma PME ou grandes corporações, os objetivos são um fator em comum em qualquer organização.
Em resumo, o planejamento estratégico começa com uma análise do cenário atual da empresa, identificando possíveis pontos de melhoria desde o modelo de negócio até sua atuação no mercado.
O planejamento estratégico com BSC torna o processo ainda mais completo, ao trazer as quatro perspectivas do método de gestão. Aliando ambos, evita-se que o planejamento foque em um ou outro setor específico, negligenciando aspectos fundamentais para o sucesso do seu negócio.
Ao longo deste guia, apresentamos a você um passo a passo completo de como implantar o planejamento estratégico com BSC na sua empresa. Os benefícios são inúmeros e refletem em todos os setores da sua empresa.
Não apenas os aspectos financeiros são levados em conta quando planejamos com BSC, mas toda a organização é beneficiada por um plano de ações coerente que entende as necessidades da empresa de forma completa. Por isso, a combinação de planejamento estratégico com BSC é tão eficiente.
Todos os consultores Daexe utilizam essa combinação para construir o planejamento estratégico da sua empresa durante nosso trabalho de assessoria empresarial.
A Daexe é uma empresa nacional, com sede no Distrito Federal, que atua em Consultoria, Assessoria e Treinamento Gerencial desde 2012.
Nós organizamos, medimos e melhoramos o desempenho das empresas, otimizando recursos
financeiros, fidelizando clientes e tornando seus colaboradores mais felizes, por meio de processos simples!
#VamosOrganizaroMundo
Agende uma Reunião com seu assessor!