Planejamento Estratégico
Como fazer um Planejamento Estratégico?
O primeiro passo para a elaboração de um planejamento estratégico é definir um posicionamento de futuro que a sua empresa quer ocupar e desdobrar esse posicionamento em uma meta SMART, especificas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes para a empresa e um prazo. Depois disso, as equipes responsáveis devem desenhar quais são as ações que devem ser feitas para alcançar essas metas.
Um planejamento estratégico deve ter: responsáveis, gastos, tempo de duração, ações estratégicas, descrição de processos. Além de, uma política de recompensa para colaboradores.
Outro passo fundamental é a clareza e a divulgação do projeto. As equipes devem ter consciência dos novos rumos e deve existir a motivação efetiva dos funcionários para alcançar o objetivo. Por isso, é tão importante desenvolver uma cultura de bonificação ou premiação.
A empresa também pode contar com um serviço terceirizado para a criação de um planejamento estratégico. E a assessoria completa para a execução dele dentro da organização.
O empresário ou empreendedor deve escrever de forma bem clara e objetiva a MISSÃO, VISÃO, VALORES e OBJETIVOS da empresa.
MISSÃO: Deve ser descrita se possível em uma frase para ser memorizada pela equipe toda (O que a sua empresa faz? Para quem faz? Onde faz?).
Exemplo da MISSÃO da nossa empresa é: Materializar o sonho e objetivos de empresários e empreendedores.
VISÃO: Deve responder a pergunta: Qual é seu sonho empresarial?
Exemplo da VISÃO da nossa empresa: Ser a melhor instituição do mundo em solução empresarial
VALORES: Deve responder a pergunta: Quais são as qualidades que te levaram a alcançar essa visão?
Exemplo dos nossos valores:
- Comprometimento com a felicidade dos envolvidos.
- Responsabilidade socioambiental, com promoção e incentivo de ações para o desenvolvimento sustentável.
- Sinceridade acima de tudo.
OBJETIVO: Os objetivos devem impreterivelmente ter as seguintes características:
Realista ou alcançável, claro ou específico, ter prazo definido e, o mais importante, tem que fazer sentido para você e sua equipe.
Diagnóstico Empresarial
Diagnóstico Empresarial é feito nas empresas frequentemente com base no ambiente interno e externo da empresa, tendo como exemplo de um consultor externo que se propõe a fazer um diagnóstico de uma empresa. A primeira fase é o diagnóstico interno das cinco áreas de gestão – Estratégia, Recursos Humanos, Marketing, Financeiro e Operacional – da empresa ou somente a área da sua competência.
O consultor tem condições de, por meio de entrevistas ou outro método de coleta de dados com o gerente ou proprietário da empresa, obter informações referentes a forças e fraquezas que, no passado impulsionaram a empresa ao momento atual, destacando os pontos falhos e pontos a serem aprimorados, a fim de ter dados palpáveis para que o futuro desejado da empresa seja alcançado. Já a segunda fase, no ambiente externo, será necessário fazer uma pesquisa de oportunidade e ameaças que influenciarão a organização a alcançar o seu objetivo, porém sem que os gestores tenham controle. Para isso, o consultor deve considerar o Macroambiente e Microambiente.
As variáveis do Macroambiente a serem consideradas são:
Fatores tecnológicos,políticos, sociais e culturais, legais, econômicos, demográficos e fatores ecológicos.
E as variáveis do Microambiente relacionadas com o público-alvo da organização são:
Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Agentes reguladores.