Endomarketing porque importante para as empresas?
As empresas atualmente lutam para manter seus profissionais engajados, e busca diminuir a rotatividade dentro da empresa. Certamente não é uma tarefa fácil, existem estratégias diversas para que as empresas consigam um clima organizacional de ótima qualidade. Uma dessas estratégias é o endomarketing, do qual iremos falar neste artigo.
Mas o que significa endomarketing? O prefixo endo vem do grego endus, e significa para dentro. Marketing, como sabemos, é o estudo do mercado, das necessidades e desejos. Logo, endomarketing é estudo das necessidades e desejos do cliente interno, o funcionário.
Sendo mais específicos endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores. Consequentemente, resultando em uma equipe motivada e reduzindo o índice de rotatividade.
Para Bekin, o endomarketing é um instrumento que completa o esforço de uma organização. Mobiliza seu público interno e aprimora a cultura interna para prestar bom serviço.
As ações são realizadas normalmente pela equipe de marketing em conjunto com o departamento de recursos humanos (RH). O RH procura entender as necessidades dos colaboradores, quais os problemas e desafios que precisam ser superados. Já o marketing pegará essas informações para alinhar ações e estratégias que possam trazer bons resultados tanto para os funcionários, quanto para empresa.
Mas como saber o momento de investir em ações de endomarketing? Existem alguns pontos a serem verificados, entendendo que isso está acontecendo na sua empresa, procure criar ações de endomarketing.
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Observe se no ambiente de trabalho há algum funcionário que:
- Não entende com clareza suas funções e o papel que precisa desempenhar;
- Não se sente importante dentro do organograma organizacional;
- Demonstra constrangimento ao conversar com lideranças ou pessoas que estão em cargos acima;
- Não apresenta ideias ou problemas por se sentir desconfortável em expor opiniões;
- Não é participativo.
Como resultado os principais benefícios dessa ação são: motivação, produtividade, retenção de talentos, engajamento, um bom clima organizacional e alinhamento dos objetivos. Além disso, estimula a criação de uma cultura de inovação, aumenta as vendas e as oportunidades de negócios. Podendo ainda combinar com qualquer estratégia, criar diferencial competitivo e criar qualidade de trabalho e bem-estar.
Além disso, órgãos públicos também utilizam desta estratégia para manter seus servidores alinhados com seus objetivos e dando mais qualidade de trabalho e bem-estar.
E quais ações podem ser criadas? São diversas ações que podem ser criadas, como ações de reconhecimento profissional e valorização dos funcionários, sorteio de prêmios, eventos da empresa com funcionários e seus familiares, treinamentos, workshops, palestras motivacionais, dentre outros.
Além disso, crie também uma boa comunicação interna, com canal aberto para que todos os funcionários possam se comunicar sem excluí ninguém. Desta forma, colabora também com a comunicação da empresa no todo. Podendo compartilhar recados e ouvir sugestões, além de poder estabelecer desafios.
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Cases de sucesso
Brandili
É uma empresa de roupas infantis que através do programa Valeu!, a fabricante estimulou a troca de elogios por boas ações. O projeto melhorou o clima organizacional da empresa, assim como diminuiu o número de demissões em 20%. Promoveram também votações para os melhores funcionários, que então eram reconhecidos pela diretoria e passaram a utilizar um uniforme diferente, de “gente que faz a diferença”.
Fiat
É uma fabricante de carros que acredita no endomarketing e trata seus funcionários como seus primeiros clientes: eles são os primeiros a fazerem testes-drive. A empresa preza pela família de seus colaboradores e oferece festas de debutantes e de bodas de casamento. O grupo Fiat desenvolveu também uma plataforma virtual para comunicação interna, com estatísticas, promoções e contato direto com o Presidente da empresa.
Magazine Luiza
É uma rede de vendas nacional, que apostou na descentralização do poder para conseguir ter uma administração mais participativa. Desenvolveram programas de incentivo, de reconhecimento, de motivação e treinamentos. Familiares também possuem espaço aberto na empresa.
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Rafaela de Souza Batista
Bacharela em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNIEURO. Assistente Executiva de Marketing no Departamento de Assessoria Executiva – Daexe. Gosta de escrever, ler, criar peças publicitária, diagramar e executar tarefas de ações e estratégias marketing. Pesquisadora em comportamento do consumidor.