Qual contratar: Consultoria, Assessoria, Coaching ou Mentoring?

Consultoria, Assessoria, Coaching ou Mentoring

Você é empresário há anos? Ou está abrindo um negócio? A verdade é que todo empreendedor já pensou, em algum momento de sua trajetória, que a ajuda de um especialista lhe cairia muito bem. Mas as opções são variadas e cada vez surgem mais expressões para qualificar os serviços de um especialista em negócios.

Afinal, “qual serviço é adequado para o meu problema? Consultoria, Assessoria, Coaching ou Mentoring? ”. Bom, se essa pergunta não sai da sua cabeça, vamos tentar respondê-la de uma maneira simples e objetiva. Continue!

1) Consultoria Empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço pontual, contratado quando há interesse da empresa em melhorar uma área estratégica ou implementar um novo produto. Geralmente o empresário buscará um consultor especialista no assunto que é de seu interesse. Por exemplo, se tem a intenção de investir em inovação, contratará um consultor especialista em tecnologia e inovação. O consultor fará um estudo e diagnóstico da área da empresa e entregará um documento com uma proposta de inovação. Seu serviço terá um valor único, orçado com base nas horas simuladas de dedicação à criação desta proposta. Caberá à própria empresa planejar a execução e implementar o projeto.

2) Assessoria Empresarial

 A assessoria empresarial é um serviço de magnitude maior que a consultoria. Além de ser capaz de analisar, diagnosticar e propor melhorias, o foco real do trabalho do assessor executivo é a implementação das melhorias propostas. Dessa forma, o profissional divide com a liderança as responsabilidades pelo sucesso das medidas que estão sendo implementadas, atuando ele mesmo junto às equipes para a execução das ações de melhoria. Geralmente a remuneração pelo serviço ocorre a partir de um valor fixo mensal e o assessor está em contato frequente com a empresa, participando das reuniões de diretoria e gerenciando as transformações.

3) E o serviço de Coaching, o que seria?

Coaching é uma forma de acompanhamento empresarial que ocorre num contexto produtivo e é orientado a resultados. O processo de coaching é essencialmente um diálogo que envolve o coachee (cliente) e o coach (treinador). Através das sessões de coaching, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, o coach apresenta tarefas definidas em parceria com seu cliente, para que este haja no sentido de alcançar as metas definidas, dentro do prazo determinado. O foco do coaching é o desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados.  O serviço é encerrado quando o cliente/equipe considera que desenvolveu as habilidades almejadas ou alcançou os resultados desejados.

 4) O que seria um serviço de Mentoring?

É um serviço de acompanhamento empresarial, focado no empresário, executado virtualmente, na maioria das vezes. O mentor é como um guru/padrinho mais experiente com o qual o empresário poderá dividir suas dores e angústias, além de desfrutar de seus conselhos e experiência no segmento. O propósito do serviço de mentoria é encurtar o caminho de aprendizado, sendo muito procurado por empreendedores que estão em fases mais iniciais do negócio ou por aqueles que estão entrando em uma nova fase da empresa e precisam de um olhar experiente que os ajude a tomar decisões mais arriscadas e estratégicas. É um serviço personalizado, sem prazos. Geralmente o empreendedor contrata um plano de horas e pode dispensar o serviço quando achar oportuno.

5) Consultoria, Assessoria, Coaching ou Mentoring? Qual a diferença?

 A diferença entre Assessoria e Consultoria, em síntese, é que o assessor, diferentemente do consultor empresarial, deverá realizar uma imersão muito mais profunda na empresa. E trabalhará junto na implementação de suas proposições. Seu trabalho tem uma dimensão operacional. Ele deverá arregaçar as mangas e alcançar os resultados junto com a empresa.

Consultoria, Mentoring e Coaching, por outro lado, são serviços mais aproximados de um aconselhamento. O consultor prestará seu aconselhamento a partir de instrumentos: diagnósticos e outras metodologias que geram documentos nos quais a empresa deverá pautar sua atuação. O mentor, como falamos, atuará como um “padrinho experiente” do empresário. Compartilhando conselhos e experiências de uma forma mais espontânea, a depender do que o empreendedor demandar dele a cada consulta. Já o coach atuará como uma espécie de “personal trainer” voltado aos negócios. Ajudará o cliente a definir objetivos, identificar habilidades que precisam ser desenvolvidas e trabalhará a motivação da equipe para alcançar esses objetivos.

6) Como resumir em poucas palavras, os quatro serviços?

Para facilitar seu entendimento, criamos um quadro resumo!

7) Afinal, quando contratar cada um?

1 – ASSESSORIA: quando quiser implementar melhorias na sua empresa com a ajuda de um especialista.

2 – CONSULTORIA: quando quiser a ajuda de um especialista para diagnosticar um problema e propor soluções específicas para ele.

3 – COACHING: quando quiser a ajuda de um profissional para motivar-se, desenvolver habilidades e definir/alcançar metas.

4 – MENTORING: quando quiser contar com o aconselhamento de um especialista no seu segmento que possa tirar suas dúvidas e compartilhar experiências.

E então, já sabe qual serviço tem mais conexão com sua necessidade ou necessidade da sua empresa? O Daexe possui especialistas qualificados nesses serviços. Se estiver em dúvida, entre em contato com seu assessor executivo do Daexe e te diremos qual a melhor opção para o momento atual da sua empresa!

Até a próxima leitura.

Um abraço,

Dekker Jordão Baptista

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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