É isso mesmo que você leu no título! Grande parte dos empreendedores não mandam na própria empresa. A maioria sequer se dá conta disso. E os motivos de não se darem conta são praticamente os mesmos que tiram a sua autoridade: a falta de tempo, a incapacidade de gerenciar e os sérios problemas de comunicação nas organizações.
O fato é chocante: pelo menos 99% por cento das empresas pelas quais passamos estão padecendo com a má comunicação. A maioria dos assessores e consultores empresariais não hesitaria em concordar conosco.
Você não manda na sua empresa especialmente pelos dois motivos que trazemos abaixo. E não temos dúvidas de que você recordará de exemplos desses fatos que descreveremos instantaneamente. Mas também trazemos duas soluções que podem cortar esse mal pela raiz. Siga com a gente!
Motivo 1 – Suas ordens sequer são executadas pelos colaboradores
Um dos graves erros das lideranças é não se dar conta de que o universo de conhecimento das pessoas é extremamente subjetivo e particular, ou seja, depende das experiências que cada um teve na vida. O que é óbvio para você pode estar completamente distante da realidade do outro. É nesse contexto que muitas das ordens que você transmite aos seus colaboradores são deixadas de lado, são postergadas e, por fim, são definitivamente esquecidas. Não entender isso gera frustrações para todas as partes envolvidas, e na empresa isso se traduz em uma ineficiência extremamente contraproducente. Portanto as ordens que o líder dá à sua equipe devem ser postas com muita clareza.
“Quem deve fazer? Qual o deadline? Se Fulano não sabe fazer, quem pode ensinar?”
Essas são perguntas básicas de execução de atividades. Se somente o líder pode ensinar, deverá reservar um tempo para isso. O que não pode ocorrer de maneira nenhuma é designar uma ordem sem saber se as condições para que ela seja executada existem e sem acompanhar o seu cumprimento, dentro do prazo estabelecido. Essa gestão é que fará com que as ordens que você emite na sua empresa sejam levadas à sério.
Motivo 2 – Suas ordens são executadas de forma errada pelos colaboradores
A crise de comunicação e de gestão das tarefas nas empresas, além do problema da não execução das ordens, também pode gerar o problema da má execução. Nesse caso, ou o colaborador não entendeu a atividade ou ele não se importa com sua autoridade. De qualquer forma, ele acaba cumprindo a ordem designada de uma forma bastante “torta”, do jeito que ele acha que é o certo, e não do jeito que é mais estratégico para a empresa. Uma coisa é certa: se a tarefa tivesse sido comunicada claramente e se o sistema de gestão das tarefas designadas fosse eficiente, as coisas não caminhariam desse jeito, e você estaria economizando frustrações, tempo de retrabalho e, por consequência, poupando seu dinheiro.
COMO MUDAR ESSA REALIDADE NA COMUNICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES?
Provavelmente você já viu essa situação ocorrer diversas vezes diante dos seus olhos e se sentiu impotente. E não adianta colocar a culpa na equipe ou demitir colaboradores. Muitas vezes a solução passa longe desse tipo de decisão. Nesse contexto nós costumamos orientar nossos assessorados para duas soluções:
Solução 1 – Adote o BSC como ferramenta de gestão para mensurar a execução das atividades:
Não adianta bater cabeça. O que não é mensurado não pode ser gerenciado. E uma ferramenta de gestão estratégica extremamente eficiente para mensurar o que está sendo feito ou não na sua empresa é o Balanced Scorecard (BSC). Essa ferramenta utiliza como um de seus recursos um mapa estratégico no qual as tarefas designadas ficam registradas com descrição de responsáveis e prazo de entrega, e ajuda muito no engajamento dos colaboradores, pois tudo o que precisa ser feito aparece conectado aos motivos estratégicos que levaram àquela decisão. Dessa forma, o colaborador saberá o que fazer, até quando deve fazer e de que forma o seu trabalho é fundamental para o bom desempenho da empresa.
Solução 2 – Peça a ajuda de uma assessoria empresarial:
Não adianta se desesperar. Se ao ler nossa sugestão anterior você pensou “Mas eu não tenho tempo nem conhecimento pra fazer isso”, talvez esteja na hora de você pensar seriamente em contratar um especialista para te assessorar, e isso não é fraqueza. Isso é poupar um esforço e energia extremos que você poderia estar dedicando a outras atividades e decisões que são mais estratégicas para sua empresa. O assessor executivo domina ferramentas de gestão (Balanced Scorecard e outras metodologias de execução). Ele poderá, com muito mais facilidade, mensurar o desempenho particular de seus colaboradores e o desempenho geral de sua empresa. Gestão só se faz com decisão, e tomar decisões estratégicas sem entender do assunto é sempre um risco. Chame quem entende do assunto e somará forças contigo. Você verá que dividir essas responsabilidades com um especialista facilitará o caminho para que você retome as rédeas da sua empresa.
Se você se identificou com a situação descrita neste artigo, entre em contato com seu assessor executivo do Daexe! É só deixar sua dúvida nos comentários abaixo.
Até a próxima leitura!
Um abraço,
Dekker Jordão Baptista
(CEO – DAEXE)