Não importa se os tempos são de vacas magras ou de vacas gordas, se você tiver a oportunidade de consultar um assessor financeiro, ele provavelmente te fará dois apelos: poupe dinheiro e se livre das dívidas que lhe forem possíveis. Poupar dinheiro te proporciona benefícios claros como poder investir em ativos materiais ou financeiros com maior poder de barganha ou a segurança de não ter de se meter em um empréstimo em condições desfavoráveis quando for acometido por um problema não previsto. Mas aí você deve estar pensando: “Como vou fazer poupança se não consigo sequer me livrar das dívidas?”
Vamos por partes! Se você escolheu ler este artigo e se fazer esta pergunta, já está sinalizando uma postura que está em sintonia com a primeira das quatro atitudes que percebemos nos vitoriosos que conseguem se livrar das dívidas. Acompanhe: em primeiro lugar, é importante reconhecer que o seu interesse neste tema é o primeiro passo para uma mudança positiva.
Atitude 1: Tomar consciência da situação das Dividas
Comece elaborando um diagnóstico preciso de cada uma das suas dívidas: entre em contato com fornecedores e bancos e busque os dados de quanto deve, a quem deve, qual o valor e quantidade de parcelas, qual o valor dos juros pagos em cada parcela. Esteja consciente de que suas decisões o levaram até essa situação e que será necessário esforço conjunto e a mudança de atitude para revertê-la.
Atitude 2: Estar disposto a sacrificar algumas coisas
Livrar-se das dívidas inclui estar disposto a direcionar toda grana extra arrecadada ao pagamento delas. Também inclui vender bens e cortar todos os gastos possíveis, mesmo aqueles menores e que passavam mais despercebidos. Quando tiver de fazer estes sacrifícios, lembre-se que são eles que te permitirão se livrar de parte dos juros e negociar os pagamentos em condições melhores.
Atitude 3: Criar um plano e executá-lo para se livrar das dividas
Organize-se! Faça uma hierarquia de quais dívidas pagar primeiro. Tente refinanciar o que for possível a juros mais baixos. Negocie com seus credores melhores condições de pagamento.
Atitude 4: Jamais olhar para trás!
Quando estamos em busca de um objetivo difícil, não há coisa mais desestimulante do que ficar desmoralizado consigo mesmo! Por isso, cumpra o seu plano da forma mais fiel possível! A mudança de atitude tem de ser incorporada ao seu estilo de vida. Não olhar para trás é não abrir espaço para que os mesmos erros voltem a acontecer.
Conte com seu Assessor Executivo do Daexe para tirar dúvidas ou receber mais dicas sobre como se livrar das dívidas, prosseguindo nossa conversa nos comentários abaixo!
Investimentos:
Uma boa forma de se conseguir melhorar sua renda, é trabalhar o seu dinheiro. Existem várias formas de se conseguir investir o seu dinheiro.
opções de investimento de baixo custo, como tesouro nacional e etc. Existem também para caso você queira algo de maior valor investimentos estrangeiros, como por exemplo o investimento no visto eb5 que é um investimento no mercado imobiliário americano e que traz bons retornos financeiros, além da possibilidade de se conseguir o visto americano.