A taxa básica de juros do mercado brasileiro vem sofrendo aumentos consecutivos há meses e os números de 2022 são os maiores em 5 anos. Por se tratar da principal taxa de juros, ela impacta os mais diversos setores econômicos do mercado, incluindo negócios de diferentes nichos e dimensões. Mas, afinal, como a taxa Selic impacta no seu negócio?
Neste cenário, o empreendedor brasileiro já percebeu que está mais desafiador empreender. Por isso, compreender os impactos da taxa Selic é importante para pensar em estratégias que evitam problemas na saúde financeira do negócio. Então, vamos entender mais sobre esse assunto? Boa leitura!
O que é a taxa Selic?
A taxa Selic é a taxa de juros básica do mercado brasileiro. Assim, é o padrão utilizado pelo Banco Central para a regulação da circulação do dinheiro, além de controlar os índices de inflação.
Isso significa que a alta ou baixa na Selic traz algumas consequências. Para entender melhor: quando a Selic sobe, temos também juros mais altos, que freiam o consumo e podem favorecer a queda da inflação. Já quando a Selic apresenta queda, ocorre o oposto: os juros se tornam mais baratos, o que estimula o consumo e aquece a economia.
A taxa Selic é definida a cada 45 dias, quando o Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne e determina se ela deve se manter estabilizada, se deve subir ou aumentar.
Afinal, como a taxa Selic impacta no seu negócio?
Quem tem um negócio entende que diversos fatores da economia influenciam no seu empreendimento. Isso inclui a flutuação do dólar, conflitos internacionais, entre outros fatores. Contudo, pensando na taxa Selic, por ser um índice nacional, os efeitos são ainda mais intensos. Entenda os impactos.
Desafios para a reposição do estoque
A Selic sobe e os valores dos insumos e produtos aumentam. Com isso, a reposição do estoque se torna desafiadora. Afinal, o que custava um determinado valor há 45 dias atrás, hoje está mais caro. Portanto, em um cenário com alta na Selic, é preciso negociar valores, corrigir a precificação constantemente, além de avaliar se é viável ou não lançar um novo produto.
Diminuição nas vendas
Com preços mais altos, naturalmente o público passa a consumir menos. Com isso, muitos setores são afetados, especialmente as vendas do varejo. Com mais juros nas compras por crédito e a inflação mais alta, o poder de compra do público diminui, o que pode causar uma diminuição nas vendas.
Isso não significa que todos os negócios serão afetados, mas que o momento é de planejamento financeiro estratégico, para que a gestão esteja preparada para manter a saúde financeira, mesmo em cenários de crise.
Pegar empréstimos se torna menos acessível
Com a taxa Selic mais alta, é um excelente momento para investir. Contudo, os empréstimos se tornam menos acessíveis. Portanto, os negócios devem analisar bem os prós e contras antes de solicitar um empréstimo ou até mesmo um financiamento.
Caso seja preciso pegar um empréstimo, é preciso organizar a gestão financeira, para evitar as dívidas, controlar as dívidas e se atentar ao fluxo de caixa.
Independente da taxa Selic do momento, a organização financeira é fundamental para suas operações. Organize sua Gestão Financeira com a Daexe!