Certamente em algum momento no seu negócio já deve ter escutado que precisava definir o seu público-alvo? escolher sua persona? Ou ainda definir o nicho e o subnicho?
Desta forma, estes termos mencionados são extremamente importantes para garantir que as estratégias de negócio sejam bem definidas e alinhadas. Visto que é imprescindível conhecer muito bem as pessoas que compram seus produtos ou serviços, para quem deve ser direcionado suas divulgações e como encontrar novos clientes.
Assim sendo, primeiro é preciso diferenciar e conhecer melhor cada um desses termos, por isso preparamos este artigo, com intuito que saiba a diferença entre eles e como empregá-los no seu negócio. Então, acompanhe a seguir e saiba tudo.
Público-alvo
A saber, público-alvo é o conceito mais conhecido e utilizado no marketing e na comunicação empresarial. Também conhecido por target, ele serve de base para alinhamento de campanhas e vendas, por exemplo.
Com isso, para defini-lo é necessário realizar uma série de pesquisas que devem considerar questões demográficas, socioeconômicas e comportamentais, com a intenção de identificar seu nicho de mercado.
Sendo assim, a pesquisa para definir o público-alvo do seu negócio deve constar os seguintes dados:
- idade;
- sexo;
- poder aquisitivo;
- profissão;
- classe social;
- localização;
- educação;
- hábitos de consumo, entre outros.
Só para exemplificar, imagine que o seu negócio seja uma clínica dentária, assim a partir de uma pesquisa determinou-se que o público é formado por homens e mulheres entre 20 e 60 anos, com ganhos entre 3 e 8 salários-mínimos, moradores da capital.
Todavia, somente a análise do público-alvo em alguns casos não é o suficiente, ainda mais quando é preciso criar uma comunicação mais assertiva. Isso porque o conceito de público-alvo é abrangente e engloba um grande grupo, devido a isso se torna crucial a criação de uma persona.
Persona
Em relação a persona, o seu conceito tem uma proposta diferenciada, já que se trata basicamente de criar a representação de um personagem semifictício do cliente ideal.
Logo, para definir uma persona, não basta apenas considerar aspectos demográficos e socioeconômicos, como ocorre no público-alvo. É fundamental um trabalho mais minucioso de pesquisa a fim de entender também características um pouco mais subjetivas desses clientes. São reunidos dados como:
- qual o nome da sua persona;
- qual sua idade;
- qual sua ocupação profissional;
- qual seu grau de escolaridade;
- quais são seus maiores desafios;
- quais são seus objetivos;
- quais dificuldades a persona enfrenta no dia a dia;
- quais são suas objeções de compra mais comuns;
- quais são suas maiores dúvidas no momento da compra;
- em quais canais de comunicação ela busca por informações;
- que tipo de conteúdo consome;
- como a sua empresa pode ajudar a resolver esses problemas.
Desse modo, usando o mesmo exemplo da clínica dentária, poderemos encontrar a seguinte persona:
Uma mulher de 32 anos, chamada Helena, que tem 2 filhos, casada, ganha cerca de 8 salários-mínimos, advogada com pós-graduação, mora na capital e gosta de cuidar da saúde e manter a boa aparência, sua principal preocupação é manter a beleza e saúde, gosta de viajar, seus maiores desafios é conciliar trabalho, filhos e vida social, utiliza redes sociais como Instagram e Twitter, consome revistas de notícias, entretenimento e moda.
Ao criar uma persona dará muito mais confiança em todas as ações e estratégias de divulgação e vendas que serão realizadas. Dado que assim terá a possibilidade de identificar quem realmente é seu público.
Nicho
O nicho nada mais é que uma segmentação ou recorte de mercado, identificando um grupo menor dentro de um setor, com necessidades e interesses específicos. Assim, ocorre um afunilamento parcelado de um grupo consumidor com características semelhantes, mas cada vez mais particulares.
Esse termo surgiu porque o mercado foi evoluindo com a necessidade de dividi-los em parcelas cada vez menores e observando características cada vez mais particulares.
E identificar o nicho, pode definir entre o sucesso e fracasso do seu negócio, uma vez que a empresa com um nicho específico, por exemplo, tem muito mais facilidade em se destacar e agregar valor aos seus produtos/serviços. Assim é possível atingir um público muito mais interessado no que você tem a oferecer.
Seguindo o exemplo, da clínica dentária, poderíamos fazer a sequência:
- Mercado: Saúde
- Segmento: Saúde Bucal
- Nicho: Implante dentário
Subnicho
Já o subnicho seria uma segmentação ainda mais refinada e definida do que focar no seu negócio. Por essa razão o maior benefício em definir o subnicho e a segmentação de público, pois deixa de ser geral e passa a ser uma fatia bem definida, e muito mais fácil de ser alcançada.
Geralmente, essa é uma parcela pouco ou nada atendida desse nicho, uma oportunidade oculta dentro de um segmento de negócios amplo e competitivo.
Foram essas as características que fizeram o conceito de Nicho de Mercado um grande sucesso, pois as empresas identificaram oportunidades de negócios pouco exploradas no mercado e puderam explorá-las.
Ou seja, saíram na frente, ao atender um mercado pouco ou nada explorado, sem concorrência, ainda mais atualmente com os avanços tecnológicos, com novas ideologias e novos estilos de vida.
Seguindo o exemplo, da clínica dentária, poderíamos fazer a sequência:
- Mercado: Saúde
- Segmento: Saúde Bucal
- Nicho: Implante dentário
- Subnicho: Implante dentário de titânio
Portanto, essas são as diferenças entre esses conceitos tão importantes para os negócios, os quais podem tornar as ações e estratégias mais bem definidas e auxiliar a alcançar os objetivos.
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