Como Organizar meus Objetivos e Metas para Follow up Rápido

O primeiro passo para o sucesso é a organização! Com objetivos e metas bem organizadas você será capaz de fazer um follow up rápido e acelerar o seu crescimento.

A primeira parte é diagnosticar os seus processos atuais para ter segurança de como e onde, dentro do seu processo, você irá implementar a solução.

Follow Up - empresários em reunião
Foto: Rawpixel.com/Freepik

O que é Follow Up?

Follow Up é uma atividade crucial que muitas vezes por falta de tempo acaba sendo subestimada por muitos profissionais.

Esse processo é muito comum com profissionais de venda. Nesse caso específico é o acompanhamento em que o vendedor lembra o Lead da sua conexão com objetivo de não deixá-lo esfriar, o que as vezes torna-se desgastante.

Dessa forma, o follow up serve para manter um esforço na tentativa de contato e assim direcionar o cliente ou parceiro para as próximas etapas

Sendo que ela também é utilizada após realização da venda, com o propósito de criar uma relação de fidelidade com o cliente.

Mas o follow up também pode ser usado para “cututar” colegas, chefes e afins. Ou seja, você pode fazer follow up com colegas, lideranças e colaboradores.

Em quais circunstâncias? Avaliar desempenho, saber o status de algumas atividades e por aí vai.

Diante disso, essa atividade proporciona benefícios como:

  • É uma maneira de ganhar confiança;
  • Aumenta as chances de sucesso das atividades;
  • Melhora a experiência geral;
  • Incentiva o relacionamento de forma positiva entre as pessoas;
  • Impulsiona as ações internas ou de vendas;
  • Aumenta vendas e resultados.

 

Organizando os objetivos e metas

Primeiro de tudo, defina bem os objetivos e metas que deseja alcançar, mas com números realmente alcançáveis.

Pois, ter clareza do que se quer atingir é fundamental, já que isso te guiará ao longo de todo processo, sendo que a organização para follow up começa a partir desse princípio.

Em seguida, planeje-se, uma vez que assim facilita conquistar seus objetivos e metas para follow up de modo rápido e eficaz. Além disso, possibilitará o monitoramento, análise de resultado e validação do que está ou não dando certo e realizar as modificações necessárias.

Tenha foco, nenhuma etapa da organização dará certo sem foco constante. Por essa razão, procure terminar todas as suas tarefas iniciadas e sempre dê o seu melhor, ou seja, manter o foco auxilia a não desistir no meio da caminhada.

No decorrer do processo é essencial desenvolver o autoconhecimento, para que assim tenha oportunidade de descobrir seus pontos fortes, suas habilidades e competências.

Identificar os pontos positivos irá colaborar na definição do seu planejamento, consequentemente na organização e no alcance dos objetivos.

Neste contexto para que a organização dos objetivos e metas seja realmente efetiva é crucial contar com auxílio de ferramentas, como por exemplo, o 5W2H.

Importante ferramenta de projetos que mapeia o passo a passo, aonde define bem as metas alcançadas, os custos, o responsável por cada etapa, dentre outros. Devido a isso, o 5W2H se trata de 7 perguntas que devem ser respondidas:

5W:

  • What – o que será feito?
  • Why – por que será feito?
  • Where – onde será feito?
  • When – quando?
  • Who – por quem será feito?

2H:

  • How – Como será?
  • How Much – Quanto vai custar?

 

Sendo assim, responder essas perguntas é um importante fator na organização de objetivos e metas para follow up rápido, o qual determina com assertividade essas duas questões, por isso busque colocar em prática suas ações.

Assim também, disciplina e consciência são atitudes que fazem a diferença nessa questão, a fim de manter excelência, qualidade e ótimo desempenho.

Disciplina e coerência são primordiais em qualquer situação, principalmente quando houver obstáculos, assim está pronto para qualquer possível adversidade.

Estratégia é outro ponto importante, com a intenção de saber quais as melhores formas de utilizar os recursos.

Neste quesito ferramentas também pode ser um diferencial, como por exemplo, os mapas mentais, como mindmaps muito úteis quando o assunto é organização.

A saber, as ações são imprescindíveis em qualquer situação ainda mais quando se relaciona com objetivos e metas. Já que são a materialização dos objetivos.

Avalie os resultados, veja o que já foi feito, e o que ainda precisa fazer, e o principal: o que necessita ser melhorado.

Recomenda-se essa atividade para todos os tipos de negócios, já que permite aproximar o cliente da empresa e otimiza o processo comercial.

Além de ajudar no cumprimento de objetivos e metas, gerando ótimos resultados.

A organização não é uma tarefa fácil, pode parecer difícil inicialmente, porém quando der o primeiro passo e ao decorrer do processo perceberá os efeitos benéficos para todo o seu ecossistema empresarial.

Isso porque, ao organizar os objetivos e metas para follow ups mais rápidos, conseguirá alcançar o que foi determinado com sucesso e de forma ágil.

Tenha postura confiante e otimista isso também implica a ser bem sucedido nos negócios.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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