Imagine ter uma empresa por 20 anos, conseguir montar o seu patrimônio e de repente mudar de campo. Nessa mudança, você investe seus recursos, tempo e anos de vida e de repente o negócio vai a falência de forma avassaladora deixando apenas dívidas.
Isso foi o que aconteceu com Dante Brazão. O empresário passou décadas no ramo de tecnologia, mas em 1995 resolveu mudar e investir na indústria. Sem sucesso, declarou falência terminou a empreitada cheio de dívidas.
Mas Dante não desistiu. Aprendeu uma lição: às vezes se ganha e em outras se perde, mas o segredo é não desistir. Conheça um pouco da história de Dante Brazão.
Que tal fazer um raio-x da saúde da sua empresa com um diagnóstico gratuito da Daexe? Agende seu horário com um assessor.
A falência não precisa ser definitiva
Após conhecer a falência de perto, teve a ideia de criar uma empresa nova. E em 2006 surgiu a Catelani, empresa de VOIP (Voz sobre IP). Dante ofertava o sistema usado por call-centers até os dias de hoje em que é possível realizar chamadas a partir de um computador.
O empresário teve dificuldades no começo, precisou trabalhar muito. Mas foi recompensado. Mesmo com muita concorrência conseguiu montar uma grande carteira de clientes. A empresa cresceu, virou OPT Franchising e tempos depois se tornou OPT Sistemas de Telefonia IP.
Diversificou os seus produtos e atualmente oferece soluções para pequenas, médias e grandes empresas de call center, Tecnologia da informação, Telecon, cobranças, televendas, indústria e também para o varejo em geral.
Dante modelou o seu negócio após 10 anos de existência para aderir ao modelo de franquia. O que vem dando bons resultados.
Resiliência
Dante superou a falência, mas isso por ter mantido sua determinação forte e ter construído uma base intelectual sólida desde cedo. Assim como iniciou sua carreira cedo, com 20 anos, empreendendo no setor de tecnologia. Tinha afinidade e aprendeu a programar cedo.
O insight para investir me telecom após a falência na indústria dá sinais do quanto Dante confiava no setor de tecnologia e o quanto conhecia a fundo. O conhecimento técnico para implementar a empresa veio direto dele.
Logo após a falência, se tivesse resolvido se aposentar, não teria se tornado o dono de uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil.
E essas são as maiores lições que podem ser aprendidas com Dante: nunca desistir e estudar, adquirir conhecimento.
Se você gostou desse case, que tal fazer como Dante e aumentar os seus conhecimentos?