Já não é novidade que o planejamento é algo extremamente importante para o âmbito dos negócios. Além de ajudar a organizar, definir objetivos e metas, também contribui para evitar e minimizar riscos na execução de um projeto.
Desse modo, nas ações de marketing digital não seria diferente. Por isso, este artigo irá explicar a importância de um plano de marketing digital e a sua execução.
O que é um Plano de Marketing Digital?
Antes de tudo sabes o que é exatamente um plano de marketing digital?
Então, ele é um desdobramento do planejamento estratégico da empresa composto por objetivos, metas e ações. Voltadas para comunicação entre a empresa e o seu público alvo nos meios online. Esse planejamento pode ser de curto, médio ou a longo prazo.
Sendo mais específicos o marketing digital serve para:
- Elevar a consciência da marca e sua autoridade junto ao mercado.
- Atrair novos clientes, fidelizar os atuais e recuperar os antigos.
- Aumentar as vendas, o faturamento e a lucratividade do negócio.
- Divulgar ou apresentar produtos e serviços novos.
Leia Também: 4 estratégias de marketing atuais que sua empresa deve fazer
Quem deve Utilizar do Marketing Digital? E como Fazer?
O marketing digital é uma atividade crucialmente importante para qualquer empresa, certamente já ouviste falar que propaganda é a alma do negócio, certo. Por esse motivo recomendamos que todas as empresas devem separar uma verba mensal para investir no marketing digital. Tendo consciência que no marketing não existe fórmula de bolo, mas sim ingredientes.
Contudo, às vezes poderá ter a sensação que estas jogando dinheiro fora, porque os resultados normalmente demoram aparecer. É aí que está o segredo do marketing digital, a persistência, consistência e paciência.
Sendo que no ambiente digital não há necessidade de investir enormes quantias, além de poder mensurar de forma fácil e exata o resultado do investimento. Dependendo de o resultado diminuir, mudar de estratégia ou aumentar o investimento.
Assim também, com a inovação tecnológica que vem acontecendo, o ambiente online apresenta maior potencial para os estrategistas de marketing digital. A criação e execução de um plano de marketing digital é o ideal para se tornar uma referência no seu setor.
São diversos canais que podem ser utilizados como por exemplo, redes socias, blog, site, email marketing, links patrocinados, youtube, chats, entre outros. Em uma estratégia você pode utilizar vários canais, pois cada um irá agregar nas ações de diferentes formas. Podendo até mesmo transmitir a mesma mensagem em canais diferentes para impactar diversos públicos.
Vantagens de um plano de marketing digital
- Ajuda a escolher os melhores meios de comunicação para cada público.
- Possibilita promover ações mais eficazes, com melhores resultados e menores custos.
- Permite tomar decisões antecipadas.
- Gera resultados a curto, médio ou longo prazo.
- Torna mais fácil definir as métricas para análise dos resultados.
- Melhora a compreensão do share do mercado da empresa.
Veja Também: Entenda o que é e como funciona a estratégia Account – Based Marketing
Passo a Passo para Criação do Plano
Para que entenda melhor como fazer um plano de marketing digital, acompanhe este passo a passo. Ele é ideal para implementação do plano na sua empresa.
1 – Defina e conheça seu público alvo
Primeiramente, é importantíssimo conhecer muito bem seu público alvo, já que a comunicação será destinada para eles. Logo deve-se estudar e pesquisar quem é o seu público, onde ele está, seus desejos, necessidades, influências, motivações, dentre outros. Procure por todas as informações possíveis, porque o plano precisa ter o enfoque certo, para que possa atingir o seu público ideal.
2 – Análise Swot
Faça uma análise dos ambientes externos e internos da empresa. Verifique quais são suas forças e fraquezas, as suas oportunidades e as ameaças. Trata-se de fazer uma auditoria abrangente que ajuda a identificar os fatores que estão afetando o desempenho da empresa.
3 – Defina objetivos e Métricas
Estabeleça objetivos claros que consiga alcançar. Lembre-se que o objetivo deve ser pautado para trazer melhorias. O que você quer na sua empresa ? O que os clientes procuram ? Faça algumas perguntas e entenda o que precisa ser respondido nesse plano.
As métricas irão avaliar como cada ação está sendo realizada e se está alcançando ou não os objetivos definidos.
4 – Defina os canais
Com a vasta opções de divulgação, defina qual melhor se encaixa na sua estratégia. Se precisar usar vários como já foi falado não tem problema. Mas não jogue as ações lá e deixe, faça o monitoramento de todas as campanhas realizadas.
5 – Elabore um cronograma de ações
O cronograma irá ajudar para que as ações sejam realizadas dentro de um prazo estabelecido e que nenhuma possa se perder. Dessa forma, mantém a organização analisando também o que deve ser feito primeiro, quais são as tarefas mais importantes, etc.
6 – Orçamento
Faça o orçamento, veja no que, como e para que o dinheiro será investido. Entenda o que está te dando retorno e também o que não está.
7 – Monitoramento
Faça a monitoração de todas as ações que estão no plano e que devem ser executadas. Acompanhando o antes, o durante e o depois.
Cases de sucesso
Viva Oftalmologia
A Viva Oftalmologia é uma clínica com uma estrutura montada para atender a necessidade de pacientes que buscam o cuidado com a saúde visual e também com a saúde ocular.
Precisando investir para divulgar a clínica, fez uma análise minuciosa de tudo o que poderia ser feito. Como o principal objetivo era divulgar uma técnica específica, tudo foi colocado na ponta do lápis para garantir o melhor ROI para o cliente.
Sendo assim, o resultado foi:
- 328% de aumento nos visitantes do site;
- Primeira posição no Google com a palavra-chave da técnica;
- +55% de vendas no período pelo canal orgânico.
Dove: Retratos da Real Beleza
A campanha global da Unilever para a Dove mostra várias mulheres sendo retratadas por um desenhista forense, baseado nas descrições das próprias mulheres e de outras pessoas.
A campanha está entre as maiores audiências entre vídeos publicitários da história do YouTube. E, segundo o publicitário Paulo Castro, o segredo está na característica de enaltecer a beleza real, o que é emocional, e o direcionamento das campanhas para as redes sociais. Afinal, não dá para fazer uma peça de três, quatro minutos, para a TV.
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